Inaugurada no começo de agosto, a nova Alerj está movimentando o comércio da região da Praça Mario Lago, ou Buraco do Lume como também é conhecido.
Com a mudança para o antigo Banerjão, melhorou consideravelmente o movimento de bares, restaurantes e cafés no entorno.
Para atrair os mais de cinco mil funcionários da Assembleia, o Soft Grill, que abriu ao lado da Alerj, e outros restaurantes do Centro, como o Demi Glace, estão oferecendo descontos para os funcionários. Quem apresentar o crachá ganha 10% de abatimento na conta.
A chegada da casa legislativa foi um alívio para o comércio local, tão castigado com a pandemia que fez com que diversas empresas adotassem o home-office como sua modalidade preferencial de trabalho.
Com o avanço da vacinação, aos poucos as grandes empresas estão retornando ao trabalho presencial e o Centro vai recuperando seu tradicional movimento. Um bom termômetro disso é o Café Gaúcho, outro patrimônio gastronômico da região localizado bem em frente ao “Alerjão”. As mesinhas da calçada estão ficando cheia de clientes bebericando chope e devorando seu icônico sanduíche de pão com linguiça, cebola e molho.
A situação deve melhorar ainda mais com o regresso ao expediente tradicional de grandes companhias estatais como Petrobras, Caixa, BNDES e Eletrobras. O assunto rendeu até um pito do prefeito Eduardo Paes ao presidente Jair Bolsonaro. Paes lembrou que Bolsonaro defende tanto o trabalho presencial, mas não determinava o retorno das empresas do seu governo a ele. É como o velho ditado diz, “casa de ferreiro, espeto de pau”.
Fonte: Diário do Porto