MAIS COISAS >> Jornal Bafafa

  • Prédio da Petrobras terá a maior reforma desde que foi inaugurado em 1974

    Da Redação em 21 de Julho de 2021    Informar erro
    A Petrobras anunciou a primeira grande reforma em seu Edifício-Sede (Edise) desde que foi inaugurado há quase 50 anos na Avenida Chile. Mas não é só a aparência do lado de fora desse ícone da arquitetura nacional que vai mudar. A ideia da empresa é ajudar também a fortalecer a revitalização e modernização do Centro do Rio.
     
    O projeto arquitetônico prevê a integração do Edise ao circuito turístico e cultural da região. Pedestres que fazem o trajeto do bondinho de Santa Teresa à Catedral Metropolitana vão passar por dentro da área do edifício, onde haverá espaços de exposições e cafeteria.
     
    O térreo ganhará até espaço de coworking para receber startups. Os jardins interno e externo, projetados pelo paisagista Burle Marx, serão revitalizados, mantendo sua configuração original, tombada pela prefeitura.
     
    A fase de desocupação do prédio foi concluída e a desmontagem dos ambientes internos foi iniciada esta semana. No pico das obras, cerca de 1.600 pessoas irão trabalhar na reforma.
     
    As obras do ‘QG’ da Petrobras vão durar até 2023, quando o Edise completará seu jubileu de ouro. A primeira etapa deve ser concluída no primeiro semestre de 2022. Depois disso, a reforma seguirá com o prédio parcialmente ocupado até a conclusão dos trabalhos. Não foi divulgado o valor do investimentos nas obras.
     
    Considerado um marco na arquitetura nacional, o edifício-sede da Petrobras foi construído entre 1969 e 1974. O projeto do edifício foi escolhido por meio de um concurso, em nível nacional, organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), do qual participaram mais de 200 escritórios de construção civil. O projeto vencedor foi liderado pelo arquiteto Roberto Luis Gandolfi.
     
    Espaço para o dobro de funcionários
    Hoje, o edifício comporta até 5.800 colaboradores simultaneamente, número que será ampliado para 7 mil após as reformas, mas poderá chegar a 11,5 mil, com a adoção do regime permanente de teletrabalho, anunciado em agosto de 2020, para os empregados de regime administrativo. O modelo tem adesão voluntária e limite de até três dias por semana.
     
    A nova sede também representará economia de custos, com sistema de reaproveitamento de água da chuva para os jardins e torres de resfriamento, e a instalação de painéis energia solar no topo do prédio. Em sua concepção original, o prédio já era arrojado e inovador para a época, com espaços na fachada que criam interação entre as áreas internas e externas, com proteção contra o sol e o calor.
     
    Modelo de escritório inteligente
    Para os empregados, o projeto inclui a implantação do modelo de smart-office, no qual a ocupação e a gestão dos escritórios é mais eficiente por meio de soluções tecnológicas como agendamento de salas de reunião e estações de trabalho por aplicativo. Nas salas de reunião, serão instaladas paredes escrevíveis e outros recursos que facilitem a aplicação de metodologias ágeis de planejamento. No térreo, serão montadas pequenas arenas que poderão ser utilizadas para atividades diversas pelos colaboradores.
     
    Segundo a empresa, a ideia é criar um ambiente de trabalho moderno, diverso, sustentável e com design inclusivo e produtivo. “Os novos modelos de instalações promoverão o uso de tecnologia, alinhando o edifício à estratégia da Petrobras de otimização de custos, aumento contínuo da produtividade, e contribuindo para o processo de transformação digital e de cultura organizacional pelos quais a Petrobras vem passando”, informou.
     
     
    Leia mais:

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA