TURISMO >> Bairros

  • Inaugurado em 1974, prédio da Petrobras tem jardins suspensos de Burle Marx

    Da Redação em 23 de Março de 2021    Informar erro
    O edifício-sede da Petrobras foi construído na Avenida Chile, no Centro do Rio, entre 1969 e 1974. O projeto do prédio foi escolhido por meio de um concurso, em nível nacional, organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil.
     
    Entre mais de 200 projetos, venceu o liderado pelo arquiteto Roberto Luis Gandolfi e mais três arquitetos. Ao contrário do tradicional, eles conceberam uma estrutura quadrangular dividida em quatro setores: subsolos, embasamento, torre e coroamento. 
     
    Os 21 pavimentos para escritórios correspondem à superposição de plantas em cruz ou em H, intercaladas por pavimentos quadrangulares. Os vazios decorrentes servem para a ventilação e iluminação dos ambientes e receberam tratamento paisagístico e calçamento de Roberto Burle Marx. A parte externa também ganhou jardins concebidos por Burle Marx.
     
    A Petrobras anunciou em janeiro de 2021 a reforma do edifício com a implementação de medidas de sustentabilidade, de design inclusivo, além do modelo de smart-office, no qual a ocupação e a gestão dos escritórios é mais eficiente por meio de soluções tecnológicas como agendamento de salas de reunião e estações de trabalho por aplicativo.
     
    Fonte: Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Alessandro:
        Na primeira carteira de trabalho do meu pai consta essa obra como a primeira de sua carreira.


    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA