O edifício-sede da Petrobras foi construído na Avenida Chile, no Centro do Rio, entre 1969 e 1974. O projeto do prédio foi escolhido por meio de um concurso, em nível nacional, organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil.
Entre mais de 200 projetos, venceu o liderado pelo arquiteto Roberto Luis Gandolfi e mais três arquitetos. Ao contrário do tradicional, eles conceberam uma estrutura quadrangular dividida em quatro setores: subsolos, embasamento, torre e coroamento.
Os 21 pavimentos para escritórios correspondem à superposição de plantas em cruz ou em H, intercaladas por pavimentos quadrangulares. Os vazios decorrentes servem para a ventilação e iluminação dos ambientes e receberam tratamento paisagístico e calçamento de Roberto Burle Marx. A parte externa também ganhou jardins concebidos por Burle Marx.
A Petrobras anunciou em janeiro de 2021 a reforma do edifício com a implementação de medidas de sustentabilidade, de design inclusivo, além do modelo de smart-office, no qual a ocupação e a gestão dos escritórios é mais eficiente por meio de soluções tecnológicas como agendamento de salas de reunião e estações de trabalho por aplicativo.
Fonte: Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro