A primeira edição do concurso gastronômico Favela Gourmet premiou, na noite de segunda-feira (22), três estabelecimentos, um em cada território participante.
Na Rocinha, o vencedor foi o Bolinho de Bacalhau do Bar do Lukinhas. No Vidigal, o público escolheu o Cuscuz com Carne Seca, do Bar do Baunilha. Já no complexo Pavão-Pavãozinho e Cantagalo (PPG), o prato mais votado foi o Ossobuco com arroz branco e pirão de pata de vaca, do restaurante Panelada. Cada vencedor recebeu R$ 3 mil.
Ao todo, cerca de mil pessoas participaram da votação. Segundo os organizadores, a competição gerou impacto direto nos negócios locais, com aumento médio de 35% no faturamento dos participantes durante o período do concurso.
“Conseguimos promover a circulação de visitantes e revelar territórios que carregam histórias pouco contadas. Além disso, fortalecemos negócios locais e impulsionamos o turismo comunitário como ferramenta de desenvolvimento”, afirma Renan Monteiro, criador do aplicativo Favela Turismo e participante da competição com o Mirante da Rocinha.
A disputa contou com 14 restaurantes. Com o resultado da primeira edição, a expectativa é ampliar o número de participantes e de público, consolidando o turismo gastronômico de base territorial como alternativa de renda e visibilidade para os empreendedores das comunidades.