O Rio de Janeiro se prepara para sediar um dos maiores eventos do setor de aviação do mundo. A cidade foi escolhida como sede do Routes Americas 2026, com o RIOgaleão como aeroporto anfitrião.
O Routes Americas reunirá mais de 70 companhias aéreas e 370 aeroportos, além de líderes globais da aviação e autoridades de turismo. Durante três dias, serão realizadas conferências, rodadas de negócios e sessões de networking, conectando tomadores de decisão responsáveis pelo planejamento de novas rotas e serviços aéreos.
A estimativa é de que 82% dos participantes venham de fora do Brasil, de mercados estratégicos para o Rio de Janeiro: 54% das Américas, 28% da Europa e 14% da região Ásia-Pacífico.
– O Rio tem um histórico comprovado de sediar eventos de relevância global, como as Olimpíadas 2016 e, mais recentemente, a Cúpula de Líderes do G20. O RoutesAmericas apoiará o objetivo da cidade de atrair ainda mais eventos internacionais, promover o turismo e garantir investimentos por meio do papel que desempenhará no fortalecimento da conectividade aérea – disse o diretor da Routes, Steven Small.
De acordo com um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World TravelandTourismCouncil), o setor de viagens e turismo no Brasil deverá contribuir com US$ 169,3 bilhões para o PIB do país em 2024, um aumento de 9,5% em relação a 2019. Até 2034, essa contribuição deve chegar a US$ 194,6 bilhões.
– O RIOgaleão participa dos eventos do Routes há 10 anos e estamos muito felizes que o Rio de Janeiro seja a sua cidade sede. Como aeroporto anfitrião, será uma oportunidade única poder apresentar o destino Rio de Janeiro aos delegados das companhias aéreas de todo o mundo. O Aeroporto Internacional do Rio é uma das principais portas de entrada para o turismo no Brasil e oferece inúmeras oportunidades de crescimento para nossos parceiros aéreos – destacou o presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro.
Oportunidade para o Rio de Janeiro
A realização do evento será uma vitrine global para o Rio de Janeiro permitindo que mais pessoas conheçam o potencial da cidade como destino turístico e de negócios. A programação incluirá um programa VIP para 20 companhias aéreas, eventos de relacionamento, uma premiação e atividades turísticas.
– A vinda do Routes Americas 2026 mostra que a cidade do Rio de Janeiro se consolidou como uma cidade com capacidade para receber grandes eventos, seja de negócios ou de lazer e cultura. Mais ainda, consolida o Rio como uma cidade boa para se investir e morar – frisou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico em exercício, Thiago Dias.
Fonte: Prefeitura do Rio