MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • Rio ganha base no Centro para atendimento da população em situação de rua

    Da Redação em 11 de Janeiro de 2022    Informar erro
    A Secretaria Municipal de Assistência Social agora conta com uma base de apoio para o Serviço de Abordagem Especializada no Centro da cidade. Localizada num sobrado da Rua da Carioca, 58, a base foi inaugurada nesta segunda-feira (10/01) pela secretária Laura Carneiro, e funcionará 24 horas por dia, com 150 profissionais que trabalharão em regime de revezamento.
     
    O Centro é a região que mais concentra população de rua: 31,9%, de acordo com o censo realizado em 2020.
     
    – O objetivo é mediar o acesso à rede de proteção social, de maneira que encontrem novos caminhos de acesso à renda e de moradia, a partir do apoio socioassistencial que prestamos nos nossos abrigos – explicou Laura Carneiro.
     
    Cada plantão contará com duas equipes de 40 pessoas, em média, formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais. Eles atuarão no atendimento, aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos.
     
    – Agradeço a toda a equipe de abordagem pela paciência e pelo esforço com que tratam este que é o nosso tema mais desafiador. Todos sabemos que o Centro é a área mais difícil quando se trata da população em situação de rua – acrescentou a secretária.
     
    Em 2021, a SMAS conseguiu reinserir socialmente 1.121 usuários: 43% da população vulnerável atendida. Para garantir a qualidade no atendimento, os profissionais têm realizado cursos de aperfeiçoamento e capacitação, como o recentemente oferecido pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para educadores sociais, com temas como vulnerabilidade, violação de direitos, políticas sociais, relações raciais e de gênero. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Instituto Nise da Silveira, também está sendo realizado o curso de aconselhamento em dependência química e redução de danos.
     
    Fonte e foto: Prefeitura do Rio


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Lustre do Theatro Municipal: bronze folheado a ouro e pingentes de cristal, manutenção é uma vez por ano
      Saiba Mais
      Homem joga barqueiro na água por ele exigir uso de máscara no Canal Marapendi
      Saiba Mais
      Sesc RJ reabre espaço cultural em casarão histórico no bairro Flamengo
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO