O Rio de Janeiro vai ganhar um novo polo dedicado à arte, à cultura e ao pensamento crítico. Nos dias 25 e 26 de outubro, será inaugurada a Acaso Cultural, instalada em uma charmosa casa restaurada do início do século XX, na Rua Vicente de Sousa, 16, em Botafogo.
O espaço nasce com a proposta de reunir música, teatro, literatura e gastronomia em um ambiente plural e acolhedor.
A inauguração será marcada por um tributo a João Gilberto, com o show de Fred Martins e Jaques Morelenbaum, no dia 25 de outubro, às 20h. No domingo, 26, a programação continua com uma roda de samba comandada por Jorge Maya e Fábio Nin, com participação especial da Johann Sebastian Rio, a partir das 17h, com entrada franca.
A programação segue intensa ao longo de outubro. No dia 30/10, a Camerata de Violões apresenta um concerto dedicado à música brasileira e a grandes nomes da música erudita internacional, incluindo Nazareth, Villa-Lobos, Garoto, Hermeto Paschoal, Bach e Debussy. Já no dia 31/10, a Johann Sebastian Rio inaugura sua Série Câmera, sob regência do maestro Felipe Prazeres, em um repertório que vai de Bach a Ben Jor, com formações variadas.
Outro destaque da abertura é o projeto Microteatro, que estreia no dia 25/10, sob coordenação de Alexandra Publins. O formato, criado na Espanha em 2009, apresenta peças curtas de 15 minutos, encenadas para até 15 espectadores, em sessões que acontecem de 25 de outubro a 20 de dezembro, sempre às sextas e sábados, das 19h30 às 21h.
A Acaso Cultural conta com salas para shows, concertos e peças teatrais, salas de aula e ensaio, livraria, o restaurante Nonô, comandado pelo chef Jorge Heleno, além de áreas para coworking e exposições. A programação permanente inclui concertos de música brasileira e clássica, oficinas, cursos, clubes de leitura, debates e lançamentos literários, além de mostras como “Minha gente de barro”, da ceramista Pipsi Munk.
Programação de abertura
Sábado 25/10, às 20h
Tributo a João Gilberto, com Fred Martins e Jaques Morelenbaum
Domingo 26/10, às 17h
Roda de Samba, com Jorge Maya, Fábio Nin e Johann Sebastian Rio. grátis.
Ingressos: Sympla | Entrada franca em atividades selecionadas