O Baixo Copacabana e a Rua Garcia D´Ávila, em Ipanema, ganharam oficialmente o título de Polos Comerciais, passando a fazer parte do programa Polos do Rio.
A Prefeitura publicou dois decretos que promoverão ações articuladas com organizações da sociedade civil por meio de parcerias que irão otimizar os investimentos públicos e acelerar o ritmo das melhorias e da qualificação nas duas localidades.
Os polos foram criados por conta do potencial econômico das duas áreas, pela concentração de estabelecimentos comerciais de diversos segmentos e rede hoteleira. A criação dos polos também leva em consideração a preservação turística das áreas e a promoção do lazer, da cultura e da gastronomia.
Outro objetivo da criação dos polos – que hoje já são 23 espalhados pelo Rio de Janeiro – é a geração de emprego e renda por conta do estímulo ao comércio.
O Polo Comercial e Gastronômico da Rua Garcia D’Ávila compreende a área da própria rua e o Polo Comercial, Gastronômico, Turístico e Cultural Baixo Copacabana engloba as seguintes ruas: Almirante Gonçalves, Avenida Nossa Senhora de Copacabana, Constante Ramos e Avenida Atlântica.
Com a formalização dos polos, a Prefeitura passa a atuar de forma planejada na promoção e no ordenamento das áreas, com ações como adequação do trânsito, ordenamento de áreas de estacionamento e comércio ambulante, sinalização, iluminação pública e limpeza.
Fonte: Prefeitura do Rio
Foto: Rafael Catarcione/Divulgação