Os registros de ocorrências policiais no Réveillon apresentaram queda significativa em todo o estado do Rio de Janeiro, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Estado de Polícia Civil.
Entre a noite do dia 31 de dezembro e a manhã de 1º de janeiro, foram registrados 140 incidentes ligados às comemorações de fim de ano. Desses, 81 foram furtos, uma redução de 32% em comparação com a virada de 2023 para 2024, com 38 registros a menos.
Entre os furtos, nove envolveram celulares. O número de roubos também caiu, com apenas 10 ocorrências registradas, uma queda de 60% em relação ao Réveillon anterior, que teve 15 roubos, sendo dois relacionados a celulares.
O Governo do Estado do Rio de Janeiro implementou um esquema de segurança recorde para o Réveillon de 2025, com a mobilização de 28 mil agentes de segurança em todo o estado.
Em Copacabana, um dos principais pontos de celebração, 3.300 policiais, 12% a mais do que no ano anterior, garantiram a segurança de fluminenses e turistas durante a queima de fogos. A operação contou com o uso de tecnologia avançada, incluindo 15 drones, aeronaves e atendimento especializado. A Polícia Militar também montou 19 pontos de bloqueio nas vias de acesso e instalou 78 plataformas de observação.
O governador Cláudio Castro destacou que o trabalho integrado das forças de segurança, aliado ao uso de tecnologias, foi essencial para garantir um Réveillon tranquilo. "As tecnologias usadas pelas nossas forças de segurança e pelos bombeiros, aliadas ao trabalho integrado das polícias Civil e Militar, foram fundamentais para que a gente conseguisse chegar a esse resultado. Tivemos um Réveillon de paz e isso foi reconhecido nos depoimentos dos turistas que vieram passar a virada do ano no nosso estado. A rede hoteleira bateu 98% de ocupação, e certamente a segurança contribuiu muito para isso", afirmou.
O Corpo de Bombeiros também fez uso de tecnologia de ponta para garantir a segurança da população, como os drones equipados com megafones, usados para orientar os banhistas e reforçar mensagens de segurança. Além disso, foi implementado pela primeira vez o serviço de médicos em motos aquáticas, uma inovação mundial que reduz o tempo de resposta em emergências marítimas em até 80%.
Essas tecnologias foram adquiridas com parte dos R$ 4 bilhões investidos pelo governo estadual em segurança pública. Para grandes eventos, como o Réveillon, o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel foi instalado na Praça do Lido, onde monitorou e coordenou as ações de segurança no palco principal das festividades, utilizando drones de reconhecimento facial, câmeras de vigilância e comunicação em tempo real com as forças de segurança.
Fonte: Governo do Estado RJ