Dois meses após o primeiro registro de coronavírus no estado do Rio de Janeiro, Trajano de Moraes continua livre de casos da doença.
O município, que fica na Região Serrana do Rio, está ilhado em meio aos mais de 500 casos registrados pelas cidades vizinhas até esta sexta-feira (22). Trajano de Moraes é o único entre os 92 municípios do Rio de Janeiro sem confirmação de Covid-19.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro chegou a registrar dois casos da doença que foram atribuídos à cidade, mas os números foram corrigidos e retirados do sistema.
A pequena cidade tem pouco mais de 10 mil habitantes e o título de "única cidade do estado livre da Covid-19" chamou a atenção. Afinal, qual será o segredo que fez com que a cidade conseguisse impedir o vírus de entrar no território?
Equipes de fiscalização foram posicionadas nas entradas da cidade para verificar se as pessoas que tentam chegar ao município apresentam sintomas da doença. Só entra na cidade quem comprovar que mora ou precisa trabalhar e apenas se passarem no teste de aferição de temperatura.
O comércio ficou fechado por semanas e funciona com limitações. Estabelecimentos estão atendendo apenas três pessoas por vez e as linhas de ônibus intermunicipais foram suspensas.
Além das medidas de prevenção, o município contou com o apoio da população. Segundo o secretário de Saúde, Saulo Pacheco, a atitude dos moradores que respeitaram as medidas foi de extrema importância.
O resultado dessa parceria entre governo e população se reflete no único hospital do município. A unidade de saúde está vazia. A pequena ala reservada para o tratamento de possíveis pacientes tem apenas três respiradores.
Fonte: G1