MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • UERJ institui Ano Darcy Ribeiro para lembrar centenário de nascimento do educador

    Da Redação em 12 de Janeiro de 2022    Informar erro
    A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu prestar homenagem a um dos grandes nomes da educação brasileira, instituindo o Ano Comemorativo Darcy Ribeiro, em 2022. A medida tem como objetivo reconhecer a importância do sociólogo, antropólogo e professor, responsável pela consolidação de políticas públicas relacionadas ao ensino, bem como pela defesa da democracia e do estado democrático de direito, no ano de seu centenário.

    "Darcy Ribeiro é um exemplo  de  resistência às discrepâncias sociais. Lutou contra a ditadura, atuou de forma intelectiva e política, com foco na educação, a favor de um Brasil renovado e com ensino de qualidade, motivando a coletividade em diferentes e infindáveis épocas", afirma o reitor Ricardo Lodi.

    Em destaque, a fundação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) na década de 1980,  a idealização do Museu do Índio e o Parque Indígena do Xingu, além de estudos sobre o impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX para a UNESCO e a participação na organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9394/96), entre outros.

    Membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Ribeiro foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, sendo homenageado  por Universidades como Sorbonne, Copenhague, Uruguai, Venezuela e UNB.

    “O Ano Darcy Ribeiro na Uerj será repleto de atividades relacionadas à educação e cultura, com palestras, seminários, apresentações artísticas, entre outros”, declara Lodi.
     
    Fonte: UERJ


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Homem joga barqueiro na água por ele exigir uso de máscara no Canal Marapendi
      Saiba Mais
      Maracanã terá Centro de Testagem de Covid, atendimento pode chegar a seis mil pessoas por dia
      Saiba Mais
      Campeão olímpico húngaro anti-vacina morre de Covid
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO