Depressão é um transtorno mental cada vez mais frequente e atinge todas as idades. Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofram com esse transtorno.
No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio, um problema de saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde, o suicídio tira a vida de uma pessoa por hora no Brasil ao mesmo tempo que outras três pessoas tentam se matar sem conseguir.
Trabalhando na prevenção do suicídio desde 1962, o CVV — Centro de Valorização da Vida presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
Os contatos são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.
Nestes canais, são realizados mais de 3 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 4.000 voluntários, localizados em 24 estados mais o Distrito Federal.
O voluntário deve ter mais de 18 anos de idade e vontade de ajudar pessoas. É preciso participar de um curso de capacitação e seleção em ambiente presencial ou virtual.
As principais frentes de atuação são apoio emocional (atendimento por telefone, e-mail, chat e presencialmente) e atuação na comunidade.
O Apoio Emocional é o serviço pioneiro do CVV e pode ser realizado por telefone (com o voluntário em um dos mais de 120 postos de atendimento ou de maneira remota), chat ou e-mail.
Além disso, a atuação na comunidade realiza ações de autoconhecimento, com capacitações, cursos, rodas de conversa e de escuta. Modalidade híbrida, com atividades presenciais e remotas.
>> Rio de Janeiro - atendimento na Barra da Tijuca
Dias 19 e 20/03/2022
Horário: das 8h30 às 12h30
Inscrições para curso online: barradatijuca@cvv.org.br