Em 2012 fechava as portas a Chaika, uma das lanchonetes mais marcantes na história da gastronomia de Ipanema, Zona Sul do Rio. Quem não se lembra dos milk shakes e sundaes enfeitados por guarda-chuvas de papel colorido, a variedade de sorvetes e tortas, além dos mais de 50 sabores de sanduíches?
Inaugurada nos anos 70, a loja Rua Visconde de Pirajá, 321 tinha um grande salão refrigerado em estilo modernista com muitas cores e efeitos de luz. O cardápio era puro encanto. Impossível não lembrar dos profiteroles, frapê de coco, banana split e o sorvete batido com coca cola, waffle com manteiga e mel, bolo de sorvete, Beirute Chaika, e claro, o sofisticado café da manhã que chegava a ter fila na porta.
O início do fim da Chaika foi um incêndio que destruiu parte das instalações da loja de Ipanema em 2012. Mas, é sabido também que houve briga familiar que acabou dificultando a gestão do negócio.
Além da loja de Ipanema fechou também a do shopping RioSul. Quem sabe um dia os donos não fazem as pazes e brindam a cidade com um repeteco da Chaika?