Glicério, 4º distrito de Macaé, fica a 50 km de distância do centro da cidade e está localizado na Região Serrana do município. O lugar tem incríveis corredeiras muito procuradas para a prática da canoagem.
Um novo esporte em Glicério é a “boiagem”. Inventado pelos moradores locais, consiste em descer o rio usando boias feitas de pneus de automóveis.
O lugar mais procurado é o Poço da Siriaca com uma pequena queda d’água que desagua em um poço de 30 metros de diâmetro com águas transparentes.
Vale conferir a antiga Estação Ferroviária. Construída no final do século XIX para fazer o escoamento do café até o litoral, foi restaurada sendo usada para eventos. Destaque ainda para o Cine Theatro Glória, a Casa Luso-Brasileira e o Salão Sardinha, a casa do Sr. Salvador Pires, a Pharmácia Paes e a escultura em homenagem à canoagem.
Curiosamente seu nome é oriundo do paulista General Glicério, então ministro que levou a via férrea até Arraial do Frade ao qual o local fazia parte. Em Frade existe uma formação rochosa de 1400 metros de altura, homônima da Pedra do Frade de Angra dos Reis.
Em junho, entre os dias 15 e 18, acontece homenagem ao padroeiro Santo Antônio com shows de artistas locais e nacionais, barraquinhas com comidas e bebidas.
O carnaval de Glicério também é bastante procurado.Tem vários blocos, bailes e DJs tocando na praça principal.
Glicério fica a 200 km da capital Rio de Janeiro e o acesso é pela BR 101 e posteriormente pela RJ 168. A viagem de carro dura 2h40m.