TURISMO >> Bairros

  • Antiga Casa da Moeda, inaugurada em 1868, tem estilo neoclássico

    Da Redação em 30 de Abril de 2021    Informar erro
    Local: Museu da Casa da Moeda
    ENDEREÇO: Praça da República, 26 - Centro - Rio de Janeiro
    LINK: Clique aqui e visite o site
    A Casa da Moeda, instalada em Salvador e transferida para o Rio de Janeiro em 1699, tinha a finalidade de cunhar moedas para circular na colônia. Inicialmente, a instituição funcionou em instalações provisórias e, depois, foi transferida para o edifício na Praça da República, inaugurado em 1868, e hoje pertencente ao Arquivo Nacional.
     
    Com a finalidade de proporcionar ao país autossuficiência na produção de seu meio circulante, a edificação foi reformada entre os anos de 1964 a 1969. Seu estilo neoclássico adaptado ao Brasil, denominado “Imperial Brasileiro”, teve início em 1816 com a contratação da Missão Artística Francesa e predominou no litoral até meados dos anos 1870.
     
    O edifício possui colunas dóricas no andar de baixo e colunas jônicas no andar de cima. É caracterizado pela clareza construtiva e simplicidade de formas, composto por fachadas simétricas, platibandas que encobrem os telhados e as estátuas decorativas. Os corpos de entrada compõem-se de colunatas, cornijas, tímpanos e frontões de pedra aparente, formando conjuntos cujas linhas severas evidenciam um rigoroso atendimento às normas vitruvianas.
     
    O Restauro
    Durante dez anos a propriedade foi sede do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, que ali instalou o Departamento Geral de Arquivo e Documentação Histórica e o Museu da Justiça. O imóvel ficou sem uso de 1998 até 2009, quando se iniciou as obras de restauro e a adaptação de instalações elétricas, hidráulicas, de acessibilidade e adaptações às necessidades atuais de um centro cultural e um museu.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA