Mesmo tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, a antiga estação imperial, em São Cristóvão, é o retrato do abandono. O antigo casarão virou depósito de ambulantes e um estacionamento encontrando-se em péssimo estado de conservação.
Desconhecida da maioria dos cariocas, fica localizada na Avenida Oswaldo Aranha, entre as estações do trem e metrô de São Cristóvão no sentido Maracanã. Foi construída em 1858 especialmente para a família imperial.
A antiga estação fez parte do primeiro trecho da Estrada de Ferro D. Pedro II. A Secretaria Municipal de Urbanismo informou que mesmo sendo tombado o imóvel é privado, sendo obrigação do proprietário fazer a conservação. Ainda segundo a pasta, o dono do local já foi autuado para a realização de obras na recuperação da fachada.
O curioso é que em 1925 teve de ser demolida para a duplicação da linha Auxiliar, mas acabou sendo reconstruída um pouco mais a frente no ano seguinte. A estação teria sido utilizada até a deposição de Dom Pedro II e posteriormente virado escritório da rede Central do Brasil e em seguida comprada por um particular que não faz a manutenção há anos.
Fonte: Bandnews