TURISMO >> Bairros

  • ​Bairro Higienópolis: a pérola da Leopoldina, um cantinho do Rio pouco conhecido

    Da Redação em 01 de Abril de 2021    Informar erro
    Fundado em 1936, Higienópolis, na Zona Norte do Rio, é um bairro de classe média pouco conhecido na cidade. Seu nome é o mesmo da construtora que loteou a região e quer dizer “cidade da higiene” por ter sido construída com planejamento de água e esgoto.
     
    Beirando a Avenida Dom Helder Câmara, antiga Suburbana, fica próxima à Av. Brasil, sendo cortada pela Linha Amarela e com limite com os bairros de Bonsucesso, Manguinhos, Jacarezinho, Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Complexo do Alemão.
     
    O bairro foi construído nas terras pertencentes à Fazenda do Botelho, do empresário Darke de Mattos, proprietário do Café Globo, da Indústria de chocolate Bhering e da “Imobiliária Higyenópolis”.
     
    Os lotes da parte baixa foram vendidos a compradores de melhor poder aquisitivo e  os da parte alta - por terem preços mais acessíveis - para os menos abastados.
     
    O novo bairro atraiu o interesse de imigrantes portugueses, italianos e gregos, que construíram belas casas que existem até hoje. Não é a toa que o bairro era chamado "A Pérola da Leopoldina".
     
    Contribuíram também para o povoamento do bairro os operários da Fábrica de Tecidos Nova América, cujo proprietário os ajudava a comprar os terrenos a fim de que pudessem residir mais próximos do trabalho, além de engenheiros e técnicos da Light, que participavam do projeto de expansão das redes de energia elétrica na área.
     
    Os acessos ao bairro são feitos principalmente por ônibus e metrô na estação Maria da Graça.
     
    O bairro conta com pontos fixos de táxi na estação Maria da Graça e no Shopping Nova América, no vizinho bairro Del Castilho.
     
    Em pesquisa feita por um grande jornal carioca, o bairro de 15 mil habitantes, foi considerado o campeão no quesito melhores condições de moradia (99,69% dos lares tem toda uma infraestrutura necessária para viver bem), superando bairros de elites.
     
    Apesar de sediar a 21ª DP, os moradores contratam segurança particular para evitar assaltos e roubos.
     
    Fonte: Wikipédia
    Fotos: Google Street


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Ciclovia no Recreio dos Bandeirantes vai ganhar novo trecho de 3 km até Vargem Grande
      Saiba Mais
      Revista britânica inclui o bairro Saúde, no Rio, como um dos mais descolados do mundo
      Saiba Mais
      Santa Teresa: um bairro carioca com muita história
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Ed:
        Morei por mais de 35 anos no bairro! Local bem tranquilo, brincavamos muito na rua, futebol, volei, carrinho de rolemã pelas inúmeras ladeiras do bairro, mas como o Rj todo foi cercado por comunidades, que o colocou como alvo constante de delitos. As construções são o retrato da décadas de 70 e 80! Casas baixa e poucos imóveis com mais de 3 andares, muitas árvores frutíferas, onde fazíamos a festa!

      • Comentário do post Ricardo Almeida:
        Moro à 54 anos em HIGIENÓPOLIS, gostaria de vê fotos das ruas e das belas casas que até então existem.

      • Comentário do post Luzia Amadeu:
        Morei em Higienópolis de 1981 1988. Naquela época, as favelas de Manguinhos e Jacarezinho já começavam a se esparramar pelo bairro. Hoje em dia está tudo misturado. A parte mais alta está mais longe, mas por ser estritamente residencial é perigosa, principalmente à noite. Uma pena!

      • Comentário do post Cláudio di bello:
        As fotos são lado direito da Avenida dom Hélder sentido centro ali é quase Maria da Graça, Higienopolis mesmo o quadrado Dom Hélder estrada bebiano rua DarKe de mattos e av democráticos morei nesse miolo entre 1957 /1983.

      • Comentário do post luclucdalumi@gmail.com:
        Conheço bem .Lugar lindo.Quase não se vê no noticiário policial.Trabalhei muitos anos na Feira Livre desse bairro maravilhoso.Era tds as terças.



    Banner Pets

DIVULGAÇÃO