TURISMO >> Bairros

  • ​Bairro Higienópolis: a pérola da Leopoldina, um cantinho do Rio pouco conhecido

    Da Redação em 01 de Abril de 2021    Informar erro
    ​Bairro Higienópolis: a pérola da Leopoldina, um cantinho do Rio pouco conhecido

    Fundado em 1936, Higienópolis, na Zona Norte do Rio, é um bairro de classe média pouco conhecido na cidade. Seu nome é o mesmo da construtora que loteou a região e quer dizer “cidade da higiene” por ter sido construída com planejamento de água e esgoto.
     
    Beirando a Avenida Dom Helder Câmara, antiga Suburbana, fica próxima à Av. Brasil, sendo cortada pela Linha Amarela e com limite com os bairros de Bonsucesso, Manguinhos, Jacarezinho, Maria da Graça, Del Castilho, Inhaúma e Complexo do Alemão.
     
    O bairro foi construído nas terras pertencentes à Fazenda do Botelho, do empresário Darke de Mattos, proprietário do Café Globo, da Indústria de chocolate Bhering e da “Imobiliária Higyenópolis”.
     
    Os lotes da parte baixa foram vendidos a compradores de melhor poder aquisitivo e  os da parte alta - por terem preços mais acessíveis - para os menos abastados.
     
    O novo bairro atraiu o interesse de imigrantes portugueses, italianos e gregos, que construíram belas casas que existem até hoje. Não é a toa que o bairro era chamado "A Pérola da Leopoldina".
     
    Contribuíram também para o povoamento do bairro os operários da Fábrica de Tecidos Nova América, cujo proprietário os ajudava a comprar os terrenos a fim de que pudessem residir mais próximos do trabalho, além de engenheiros e técnicos da Light, que participavam do projeto de expansão das redes de energia elétrica na área.
     
    Os acessos ao bairro são feitos principalmente por ônibus e metrô na estação Maria da Graça.
     
    O bairro conta com pontos fixos de táxi na estação Maria da Graça e no Shopping Nova América, no vizinho bairro Del Castilho.
     
    Em pesquisa feita por um grande jornal carioca, o bairro de 15 mil habitantes, foi considerado o campeão no quesito melhores condições de moradia (99,69% dos lares tem toda uma infraestrutura necessária para viver bem), superando bairros de elites.
     
    Apesar de sediar a 21ª DP, os moradores contratam segurança particular para evitar assaltos e roubos.
     
    Fonte: Wikipédia
    Fotos: Google Street


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Antiga Estação Imperial em São Cristóvão: abandono e depósito de ambulantes
      Saiba Mais
      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais
      Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Ed:
        Morei por mais de 35 anos no bairro! Local bem tranquilo, brincavamos muito na rua, futebol, volei, carrinho de rolemã pelas inúmeras ladeiras do bairro, mas como o Rj todo foi cercado por comunidades, que o colocou como alvo constante de delitos. As construções são o retrato da décadas de 70 e 80! Casas baixa e poucos imóveis com mais de 3 andares, muitas árvores frutíferas, onde fazíamos a festa!

      • Comentário do post Ricardo Almeida:
        Moro à 54 anos em HIGIENÓPOLIS, gostaria de vê fotos das ruas e das belas casas que até então existem.

      • Comentário do post Luzia Amadeu:
        Morei em Higienópolis de 1981 1988. Naquela época, as favelas de Manguinhos e Jacarezinho já começavam a se esparramar pelo bairro. Hoje em dia está tudo misturado. A parte mais alta está mais longe, mas por ser estritamente residencial é perigosa, principalmente à noite. Uma pena!

      • Comentário do post Cláudio di bello:
        As fotos são lado direito da Avenida dom Hélder sentido centro ali é quase Maria da Graça, Higienopolis mesmo o quadrado Dom Hélder estrada bebiano rua DarKe de mattos e av democráticos morei nesse miolo entre 1957 /1983.

      • Comentário do post luclucdalumi@gmail.com:
        Conheço bem .Lugar lindo.Quase não se vê no noticiário policial.Trabalhei muitos anos na Feira Livre desse bairro maravilhoso.Era tds as terças.



DIVULGAÇÃO