O icônico Edifício Biarritz, projetado em 1940 por Henri Paul Pierre Sajous, é um dos prédios Art Deco mais significativos da cidade. O destaque da fachada são os graciosos balcões arredondados, com dupla curvatura, detalhes frisados na massa e esplêndidas grades ornamentadas. Sajous também é o autor do Edifício Mesbla (atualmente Lojas Americanas), na Rua do Passeio, a Igreja da Santíssima Trindade, na Rua Senador Vergueiro, Flamengo, e a Associação Comercial, no Centro.
Cada apartamento tem 300 m2 incluindo as varandas e três quartos com vista para o jardim "secreto" em estilo francês nos fundos do edifício assinado nada menos do que Burle Marx. E uma vista monumental do Parque do Flamengo e a Baía de Guanabara.
A fachada principal é composta por uma malha regular de sacadas curvas, intercaladas por pilares contínuos, criando um interessante jogo de volume com linhas verticais marcadas e uma espécie de textura que se sobressai ao constrastar com os edifícios vizinhos, de linhas retas.
Além do formato das sacadas, ornamentos como frisos, esquadrias de ferro com detalhes dourados, a porta de entrada é monumental. Outro diferencial são os apartamentos dúplex no térreo.
Teve como mais famoso morador o Percival Farquhar, lendário empreendedor norte-americano que criou a estrada de ferro Madeira-Mamoré.
Um apartamento como o das fotos está sendo vendido por R$ 4,2 milhões.
Confira também: