A Bica da Rainha, no Cosme Velho, foi construída no século XIX para escoar as águas de uma nascente próxima. Recebeu o nome Bica da Rainha por homenagear as visitas que a rainha de Portugal, Dona Maria I, fazia ao local.
O monumento foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico no ano de 1938.
Desde o século XVIII, o local era procurado por pessoas que acreditavam que suas águas ferruginosas que provinham dali tinham propriedades terapêuticas. Tal crença despertou a curiosidade da Dona Carlota Joaquina, que passou a frequentar a bica.
Carlota teria recomendado o local à sogra, Dona Maria I, que também passou a visitar a região. Por esse motivo, a população apelidou o monumento de Bica da Rainha. Por comparecer ao local com seu séquito de damas deu origem à expressão popular "Maria vai com as outras", em referência as damas que acompanhavam a rainha mãe a todos os lugares.
Em 2014, a Bica da Rainha teve o seu projeto paisagístico original recuperado. A iniciativa, assinada pela Bem Verde & Horta e Jardim, reconstituiu o jardim original com plantas da flora brasileira.