TURISMO >> Bairros

  • Bondes duraram mais de 100 anos e revolucionaram o transporte do Rio de Janeiro

    Da Redação em 10 de Outubro de 2021    Informar erro
    Bondes duraram mais de 100 anos e revolucionaram o transporte do Rio de Janeiro

    A primeira concessão para implantar o serviço dos bondes sobre trilhos e os de tração animal foi dada em 1856 ao médico inglês Thomas Cochrane (1805-1873), sogro do escritor José de Alencar (1829-1877).
     
    O primeiro trajeto ligou o Rocio (hoje Praça Tiradentes) à Gamboa. Em 1868, a Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico entrou em operação, com bondes puxados a burro, pelos atuais bairros da Zona Sul. A estação do Jardim Botânico só foi inaugurada em 1871.
     
    Em meados de 1872 surge a palavra bonde, originada pelo fato que naquela época as passagens custavam 200 réis, e não existiam moedas de prata cunhadas deste valor em circulação. Diante disso, a empresa emitiu pequenos cupons ou bilhetes em grupo de cinco, pelo preço de um mil réis, devido à grande quantidade de cédulas deste valor em circulação.
     
    O nome é derivado de bond (bônus) em inglês, cupons que eram vendidos com cinco bilhetes para facilitar o troco. Com o tempo o povo passou a denominar o próprio sistema de bonde.
     
    A Carril Urbana, por sua vez, era responsável pela ligação do centro da cidade ao porto, passando pela região da atual Praça da Bandeira e alcançando bairros cariocas como Vila Isabel, Caju e Tijuca. Essas linhas ampliaram, significativamente, a malha urbana para muito além da região do Centro Antigo, favorecendo a configuração de outro perfil para a cidade do Rio de Janeiro, capital da monarquia do Brasil.
     
    Para a historiadora Elisabeth von der Weid, “o bonde foi um elemento essencial para a expansão e organização do espaço urbano no Rio de Janeiro”, pois onde o urbano cresce o rural vai desaparecendo, à medida que a cidade expande.
     
    A era dos bondes elétricos no Brasil começou no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. O projeto de 1892 era uma extensão da linha de bondes da Tijuca até o Alto da Boa Vista. O transporte ficou bem mais ágil e rápido e bairros foram surgindo como Ipanema que recebeu o bonde em 1902. 
     
    Em 1967 foram extintos substituídos pelos ônibus.
     
    Fonte: Multirio/GuarAntiga


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Construção da Av. Atlântica começou em 1906 e mudou a cara de Copacabana
      Saiba Mais
      Condomínio Signore del Bosco tem área de lazer e capela sobre o Morro da Viúva
      Saiba Mais
      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post JORGE LUIZ REIS:
        OS BONDES FORAM EXTINTOS NOS ANOS 63,64 E 67 E RETORNARAM EM 2015 COMO V.L.T.


DIVULGAÇÃO