TURISMO >> Bairros

  • Cemitério dos Ingleses, o mais antigo do Brasil aberto em 1811 na Gamboa

    Da Redação em 28 de Outubro de 2020    Informar erro
    Cemitério dos Ingleses, o mais antigo do Brasil aberto em 1811 na Gamboa
    Local: Cemitério dos Ingleses
    ENDEREÇO: Rua da Gamboa, 181 - Santo Cristo
    Aberto em 1811 na Gamboa, o British Burial Ground, mais conhecido como Cemitério dos Ingleses, é o cemitério mais antigo do Brasil ainda em atividade. Pouco conhecido dos cariocas, é uma construção histórica que ficava à beira mar.
     
    Com a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e logo após a promulgação do Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas, em 1808, houve um grande afluxo de cidadãos britânicos ao País, em especial ao Rio de Janeiro, na época a capital colonial elevada à condição de corte. Estes britânicos eram, em sua maioria, anglicanos e protestantes, portanto impedidos de serem sepultados no interior e no adro de igrejas católicas, como era habitual.
     
    Pensando nisso, a representação britânica no Brasil solicitou ao Príncipe Regente Dom João, em 1810, como parte do Tratado de Amizade e Comércio Portugal-Inglaterra, o estabelecimento de um cemitério e de um templo anglicano na cidade. Naquele mesmo ano, Lord Strangfort adquiriu as terras pertencentes à antiga chácara de Simão Martins de Castro, chamada "Forno do Cal".
     
    As terras se localizavam em uma encosta do Morro da Gamboa, à beira-mar, em um local então considerado distante da cidade.
     
    A propriedade do terreno de 4 mil m² só foi cedida ao uso funerário dois anos depois, com seu primeiro enterro registrado em 15 de janeiro de 1811. Inicialmente, o cemitério possuía um atracadouro próprio, situado no então "Saco da Gamboa", para o desembarque dos oficiais e marinheiros ingleses que morriam nas longas travessias do Atlântico.
     
    Com sucessivos aterros, o local ficou escondido e muita gente passa em frente sem nunca ter percebido sua existência.
     
    Atualmente, pessoas de qualquer nacionalidade podem ser enterradas no local.
     
    Fonte: Wikipédia
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais
      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais
      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Tomaz Elias Robinson:
        Conheci este lugar , meu Pai foi sepultado aí, em junho de 1961. Hoje não moro mais no Rio de Janeiro, então a muitos ano não vou a este local,

      • Comentário do post Durnel eraclito dos santos:
        Gostei muito desta matéria sou carioca tenho 56 anos e não sabia que existia um cemitério na Gamboa gosto muito de história geral vcs estão de parabéns


DIVULGAÇÃO