TURISMO >> Bairros

  • Edifício Marquês do Herval, construção pioneira de 1952, inovou a arquitetura do Rio

    Da Redação em 06 de Setembro de 2021    Informar erro
    Edifício Marquês do Herval, construção pioneira de 1952, inovou a arquitetura do Rio

    Assinado pelo famoso escritório de arquitetura MMM Roberto, o edifício de escritórios Marquês do Herval, situado em uma das avenidas mais movimentadas do Centro do Rio, se destaca dos demais por sua fachada ondulante.
     
    Projetado em 1952 e inaugurado em 1956, o recurso adotado pelos arquitetos foi extremamente inovador para a época, proporcionando à construção uma aparência dinâmica, de movimento.
     
    Esta sensação era originalmente reforçada por brises em alumínio individualmente móveis, que tinham como objetivo proteger a fachada oeste da forte incidência solar. Apesar de removidos por volta de 1965, a fachada mantem sua vitalidade.
     
    No nível do pedestre, uma suave rampa escultural revestida com o mesmo piso de pedras portuguesas da calçada conduz à galeria inferior de acesso à circulação vertical, transformando-a em um prolongamento do espaço público urbano. Esta galeria possui lojas, com destaque para as livrarias Leonardo da Vinci e Berinjela.
     
    O edifício possui um total de 21 andares e 630 salas. O lugar era conhecido popularmente como "tô bebo aí", em alusão à curvatura de sua fachada. Em 1968, o escritório do jornal Correio da Manhã, que funcionava no prédio, foi vítima de um atentado a bomba que destruiu parcialmente algumas janelas. 
     
    Marquês do Herval, natural do Rio Grande do Sul, foi marechal, político e monarquista brasileiro, líder da guerra contra o Paraguai. De praça do Exército Imperial aos 15 anos de idade, galgou todos os postos da hierarquia militar de sua época.
     
    Fonte: Arquguia
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais
      Edifício Barão da Laguna, construído em 1949, foi tema de matéria na Revista Life
      Saiba Mais
      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Rodolfo Campos Simas Filho:
        Quando era Gerente da Cofrelar, na década de 1960, almocei muito no restaurante que havia no sub-solo. Era uma descida/subida em espiral.


DIVULGAÇÃO