Portuguesa, bairro mais recente da Ilha, começou com a construção do Jockey Clube Guanabara, inaugurado em 1961, de autoria do arquiteto Hélio Modesto. Ele é também autor da passarela em frente ao Museu de Arte Moderna, projeto anterior de 1953.
 
Com arquibancadas modernistas, foi inaugurado em 6 de agosto de 1961. Era previsto que comportasse na primeira fase 10 mil pessoas até chegar a 26 mil. A pista de corridas tinha 1800 metros. 
 
O empreendimento pouco durou, devido às restrições do governo quanto à realização das corridas de cavalos. Ainda assim, para entrar no local só de terno e gravata.
 
As instalações foram então adquiridas em 1962 pela Associação Atlética Portuguesa, que criou o Estádio de Futebol Luso-Brasileiro.
 
Dizem que o Jockey Clube Guanabara nasceu morto pois o então presidente Jânio Quadros baixou decreto proibindo corridas nos dias de semana o que tornou o lugar inviável. 
 
Recentemente, o estádio chegou a ser usado pelo Flamengo para algumas partidas do Brasileirão e até hoje pertence à Associação Atlética Portuguesa. O rubro-negro vai usar também as instalações para as partidas do Carioca 2022.
 
Leia mais: