TURISMO >> Bairros

  • Bairro Jardim Guanabara: 3º melhor IDH do Rio, atrás apenas da Gávea e do Leblon

    Da Redação em 17 de Janeiro de 2022    Informar erro
    A Ilha do Governador é uma região administrativa da Zona Norte do Rio integrada por nada menos do que 15 bairros. O mais sofisticado deles é o Jardim Guanabara que tem o 3º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município, atrás apenas da Gávea e do Leblon.
     
    A praia da Bica, que beira a Baía de Guanabara, tem cerca de dois quilômetros e uma belíssima vista de Niterói, Pão de Açúcar, Corcovado, Pedra da Gávea, Ponte Rio-Niterói e até da Igreja da Penha. Infelizmente, as águas são poluídas, mas dependendo da maré a água apresenta condições de balneabilidade.
     
    Sua orla possui vários quiosques, restaurantes e o Iate Clube Jardim Guanabara, um dos mais tradicionais da região, fundado em 1953.
     
    O Jardim Guanabara é o bairro mais valorizado da Zona Norte do Rio de Janeiro e um dos mais luxuosos da cidade, com moradores de classe média alta.
     
    O bairro foi construído na antiga Fazenda da Conceição que deu vez à Fábrica de Produtos Cerâmicos Santa Cruz, um grande complexo industrial que durou mais de 50 anos. No final dos anos 30, o terreno foi loteado e a partir dos anos 70 virou um sofisticado bairro da Ilha. Sua construção mais antiga é a Capela Imperial Nossa Senhora da Conceição, situada na Praia da Bica, erguida em 1625, quando pertencia à Fazenda da Conceição.
     
    A praia da Bica (nome derivado de um chafariz colonial instalado numa pequena elevação) é um dos pontos mais movimentados da vida noturna do bairro.
     
    O Jardim Guanabara é praticamente todo residencial, possuindo apartamentos amplos e grandes casas.
     
    Destaca-se também o Parque Municipal Marcello de Ipanema (criado em 1995), ocupando área verde na orla contínua à Ponta de Santa Cruz, entre as praias da Bica e do Engenho Velho.
     
    Um cantinho do Rio que muita gente nunca ouviu falar!
     
    Fonte: Wikipedia
    Fotos: Google Street
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Casa Cavé, a confeitaria mais antiga do Rio, fundada em 1860
      Saiba Mais
      Bairro Peixoto, uma graça de lugar em Copacabana
      Saiba Mais
      Tubiacanga, um dos bairros menos conhecidos do Rio, na pontinha da Ilha do Governador
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Roberto Consoline:
        Conheci este bairro, trabalhei nele na década de noventa! Realmente era um bairro bem chique, tomara que ainda seja assim...

      • Comentário do post Adolfo:
        Meu tio Abrahão,esposa e as 11 filhas (sobreviveram 7) moravam na Ribeira e trabalhava por todos os cantos desta bela ilha. Nas minhas férias escolares é por aí que passei os melhores momentos da minha infância/mocidade.


DIVULGAÇÃO