TURISMO >> Bairros

  • Bairro Jardim Guanabara: 3º melhor IDH do Rio, atrás apenas da Gávea e do Leblon

    Da Redação em 01 de Abril de 2021    Informar erro
    A Ilha do Governador é uma região administrativa da Zona Norte do Rio integrada por nada menos do que 15 bairros. O mais sofisticado deles é o Jardim Guanabara que tem o 3º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município, atrás apenas da Gávea e do Leblon.
     
    A praia da Bica, que beira a Baía de Guanabara, tem cerca de dois quilômetros e uma belíssima vista de Niterói, Pão de Açúcar, Corcovado, Pedra da Gávea, Ponte Rio-Niterói e até da Igreja da Penha. Infelizmente, as águas são poluídas, mas dependendo da maré a água apresenta condições de balneabilidade.
     
    Sua orla possui vários quiosques, restaurantes e o Iate Clube Jardim Guanabara, um dos mais tradicionais da região, fundado em 1953.
     
    O Jardim Guanabara é o bairro mais valorizado da Zona Norte do Rio de Janeiro e um dos mais luxuosos da cidade, com moradores de classe média alta.
     
    O bairro foi construído na antiga Fazenda da Conceição que deu vez à Fábrica de Produtos Cerâmicos Santa Cruz, um grande complexo industrial que durou mais de 50 anos. No final dos anos 30, o terreno foi loteado e a partir dos anos 70 virou um sofisticado bairro da Ilha. Sua construção mais antiga é a Capela Imperial Nossa Senhora da Conceição, situada na Praia da Bica, erguida em 1625, quando pertencia à Fazenda da Conceição.
     
    A praia da Bica (nome derivado de um chafariz colonial instalado numa pequena elevação) é um dos pontos mais movimentados da vida noturna do bairro.
     
    O Jardim Guanabara é praticamente todo residencial, possuindo apartamentos amplos e grandes casas.
     
    Destaca-se também o Parque Municipal Marcello de Ipanema (criado em 1995), ocupando área verde na orla contínua à Ponta de Santa Cruz, entre as praias da Bica e do Engenho Velho.
     
    Um cantinho do Rio que muita gente nunca ouviu falar!
     
    Fonte: Wikipedia
    Fotos: Google Street
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Santa Teresa: um bairro carioca com muita história
      Saiba Mais
      Gino Coppedè, autor do projeto do Castelinho do Flamengo, é nome de bairro em Roma com obras similares
      Saiba Mais
      Parque do Flamengo: o jardim com mais de 15 mil árvores em cenários incríveis de Burle Marx
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Adolfo:
        Meu tio Abrahão,esposa e as 11 filhas (sobreviveram 7) moravam na Ribeira e trabalhava por todos os cantos desta bela ilha. Nas minhas férias escolares é por aí que passei os melhores momentos da minha infância/mocidade.


    Banner Pets

DIVULGAÇÃO