Mallet é um bairro não-oficial da Zona Oeste do Rio de Janeiro, parte de Realengo e Magalhães Bastos. É cortado pela Avenida Marechal Fontinelli, possui população predominante de classe média. É basicamente formado por residências e comércios.
Apesar de não reconhecido pela Prefeitura, é considerado culturalmente por moradores e entidades da Zona Oeste como bairro à parte.
Originalmente, suas terras eram a antiga Fazenda dos Afonsos.
Deu-se o nome de "Mallet" ao bairro em homenagem à "Émile Louis Mallet" e também por sua proximidade à Vila Militar e à antiga fábrica de cartuchos do Exército Brasileiro. Muitas de suas ruas receberam nomes de personalidades importantes do Exército Brasileiro.
Émile Louis Mallet, mais conhecido como Marechal Emílio Mallet, o Barão de Itapevi, foi um militar brasileiro nascido na França. É Patrono da Artilharia do Brasil e na data de seu nascimento é comemorado o Dia da Artilharia (10 de junho). Faleceu em 1886 e seus restos mortais repousam em mausoléu, sob os cuidados do terceiro grupo de artilharia de Campanha Autopropulsado – o Regimento Mallet – situado em Santa Maria, RS.
Localizado entre as Serras da Pedra Branca e do Mendanha, o "bairro" Mallet costuma apresentar uma das temperaturas mais altas da cidade do Rio de Janeiro, mesmo que as noites de inverno sejam freqüentemente frias devido à proximidade com as serras. Por ser uma área militar a segurança é boa.