O Moradas da Saúde, no bairro da Gamboa, junto ao cais do Porto do Rio de Janeiro, é um empreendimento com 150 apartamentos, de cinco tamanhos diferentes.
Além dos blocos, alamedas internas e equipamentos de lazer, o condomínio se destaca por sua área verde e proporciona segurança, conforto, iluminação natural e economia para seus moradores.
Tudo muito bem cuidado, com guarita na porta e linda vista do cais do porto. E pracinha com brinquedos infantis, quadras e calçadas.
O condomínio foi o primeiro emprendimento do plano de revitalização da região e pelo baixo custo de construção, sem que isso interferisse na qualidade do projeto, o Moradas tornou-se atrativo e acessível às pessoas com menor renda, possibilitando que elas desfrutem de bem-estar perto de seus locais de trabalho. Uma unidade custa em torno de R$ 350 mil com valores mais elevados para apartamentos maiores.
O empreendimento é um projeto do arquiteto e urbanista greco-brasileiro Demetre Anastassakis, também responsável por sua incorporação. Falecido em julho de 2019, aos 71 anos de idade, ele era um fervoroso defensor da Arquitetura e Urbanismo de interesse social.
Fonte: CAU-RJ