O Morro da Graça fica localizado no bairro das Laranjeiras, no quarteirão limitado pelas Ruas Pinheiro Machado, Laranjeiras, Soares Cabral e Moura Brasil com acesso pela Rua Pinheiro Machado número 22.
Em 1878, o morro foi comprado para abrigar a luxuosa residência da família Rozo. Posteriormente, em 1897, foi adquirido pelo senador José Gomes Pinheiro Machado, político que se destacou na propaganda pelo estabelecimento da República no Brasil, mantendo uma importante liderança política nacional até a sua morte, em 8 de setembro de 1915.
Lá, ele morou com a esposa, Benedita Brazilina Pinheiro Machado, ficando a residência também conhecida como "Vila Brazilina".
Depois foi utilizado como colégio particular, o colégio Sacre-Coeur de Jesus de 1935 a 1969. Depois disso, abrigou uma empresa de engenharia.
Em 2008 sediou a edição do evento Casa Cor e passou por uma reforma. O ladrilho hidráulico do hall foi mantido assim como restaurada a cor da época de Pinheiro Machado na fachada (essa cor foi descoberta durante as obras da reforma).
Atualmente, está preservado parcialmente por um decreto de tombamento da prefeitura carioca, que abrange a fachada e os jardins.
O morro acabou adquirido por um grupo imobiliário para abrigar o atual Condomínio Rossi Parque Laranjeiras. Foram construídos três edifícios modernos, mas o casarão original foi mantido
Fonte: Wikipedia e Casacor