TURISMO >> Bairros

  • Obra do Berço, primeira obra de Niemeyer construída em 1937

    Da Redação em 12 de Janeiro de 2021    Informar erro
    A Obra do Berço é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, de utilidade pública estadual, fundada em 1928, por um grupo de senhoras para prestar serviços de assistência às mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com confecções de enxovais, pré-natal e puericultura. 
     
    Sua sede na Lagoa, construída em 1937, foi o primeiro projeto de Oscar Niemeyer depois de formado. Seu projeto, com influência de Le Corbusier, incluía o 'brise soleil', que colocado junto à fachada, evitava a incidência de raios solares nos ambientes.
     
    A solução adotada incluía um sistema de paineis giratórios de eixo vertical, armados em ferro e 'Eternite', manobrados manualmente. A luz interior poderia ser graduada a vontade em função do dia e das exigências do trabalho.
     
    A planta era livre graças a estrutura de concreto armado, que também permitia flexibilidade de liberdade na fachada. No térreo, a estrutura já aparece com pilotis, uma marca do arquiteto considerado o mito da arquitetura no século XX.
     
    Consta que constatando um erro nos painéis, Niemeyer pagou do próprio bolso a troca das peças. 
     
    A Obra do Berço, desenvolve um programa de abrigo institucional denominado Acolhimento Institucional, com ações socioeducativas e de fortalecimento de vínculos sociofamiliares. Cerca de 80 crianças são atendidas em tempo integral com três refeições diárias. 
    • FOTOS


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA