O poder público é ligeiro em cobrar tributos, mas inapto em salvar o patrimônio da cidade. Um dos casos mais gritantes é o antigo Palacete Cornélio, localizado na Rua do Catete, 6, na Glória. O lugar, que já foi residência de famílias nobres da cidade no século XIX, entre eles, Cornélio Santos, foi doado em 1894 à Santa Casa de Misericórdia. A partir dos anos 70 foi alugado pela Faculdade de Medicina Souza Marques.Depois disso, foi largado ao abandono. Além da fachada que pode desabar a qualquer momento, o que mais dói são os afrescos incríveis no teto que estão em total degradação. O reboco está caindo e brevemente será impossível recuperá-los.
A Agenda Bafafá Rio teve acesso ao interior do Palacete e registrou imagens de partir o coração. O pior é que entra ano e sai ano, nem a Santa Casa, nem a Prefeitura ou o Governo do Estado, mostram empenho em recuperar o prédio. Em qualquer lugar do mundo o conjunto seria desapropriado e transformado em bem público.
Além do Palacete, o lugar tem aos fundos um belíssimo jardim e outro edifício que também estão em total abandono. Moradores da Glória já fizeram de tudo para salvar o conjunto, inclusive abaixo-assinado, sem êxito. Não é a toa que já foram furtadas duas estátuas da escadaria principal em ferro fundido que posteriormente acabaram recuperadas.
Hoje, apesar de ter um segurança 24 horas no local, o retrato é de abandono total mesmo tombando pelo IPHAN.
Torcemos para que o poder público, em qualquer esfera, reaja e salve este lindo patrimônio da destruição pelo descaso.
Confira as fotos exclusivas da Agenda Bafafá Rio!