TURISMO >> Bairros

  • Pensão Mauá em Santa Teresa foi residência de artistas e intelectuais na década de 40

    Da Redação em 22 de Agosto de 2022    Informar erro
    Pensão Mauá em Santa Teresa foi residência de artistas e intelectuais na década de 40

    A antiga Pensão Mauá, em Santa Teresa, abrigou na década de 40, artistas e intelectuais brasileiros e estrangeiros, entre eles Manuel Bandeira, Djanira, Scliar, Milton da Costa e serviu ainda de oficina de trabalho do pintor suíço Jean Pierre Chabliz, do escultor polonês August Zamoyski e do pintor e músico alemão Henrique Boese.
     
    Adquirido pela pintora Djanira em 1939, ao se instalar no bairro, o local virou ponto de convívio de diversos artistas e intelectuais da época. Djanira, que tinha sobrevivido à tuberculose, alugava alguns cômodos fornecendo também comida a seus hóspedes por ser ótima cozinheira. Um desses hóspedes foi o jovem pintor romeno Emeric Marcier, recém-chegado ao Brasil.
     
    O casarão de dois andares, na Rua Pascoal Carlos Magno 73, posteriormente abrigou o colégio Tomas de Aquino sendo hoje uma marcenaria. Mesmo tombado pelo Patrimônio Histórico da Cidade em 1994, o espaço está com as instalações bem degradadas precisando de reforma, mas ainda conserva em sua fachada alguns elementos originais de sua construção. 
     
    Enquanto a Pensão Mauá era o reduto de estudantes e pintores menos abastados, em outro local de Santa Teresa, o Hotel Internacional, reunia-se um grupo de pintores com melhor situação financeira, incluindo, por exemplo, Arpad Szenes e sua esposa Maria Helena Vieira da Silva, ambos fugitivos, em virtude da ocupação da França pelos nazistas.
     
    Leia mais


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx
      Saiba Mais
      Edifício Barão da Laguna, construído em 1949, foi tema de matéria na Revista Life
      Saiba Mais
      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO