O piscinão de Ramos é considerado a principal área de lazer da zona norte do Rio de Janeiro e atrai visitantes das 13 comunidades do entorno. Idealizado pelo governo estadual em parceria com a Petrobras, foi inaugurado em dezembro de 2001 com o nome de Piscinão de Ramos. Em abril de 2002, sua denominação foi alterada para Parque Ambiental da Praia de Ramos.
A piscina foi montada utilizando-se água do mar filtrada por uma estação de tratamento. Após remover o lodo, a água recebe tratamento especial para ficar própria para o banho. No Piscinão, a água recebe novo tratamento durante o seu uso. Anualmente, a piscina é esvaziada e toda a água trocada.
O piscinão já chegou a receber 60.000 pessoas em um único fim de semana. Em 2012, o nome oficial foi mudado para Parque Ambiental Carlos Roberto de Oliveira ‘Dicró’, em homenagem ao sambista, falecido naquele ano.
A piscina
A piscina possui 26.414 metros quadrados, revestidos com uma camada de polietileno e com capacidade para 30 milhões de litros de água.
Foto: Prefeitura/Divulgação