TURISMO >> Bairros

  • Por que a Ilha de Guaratiba tem esse nome se não é uma ilha?

    Da Redação em 05 de Março de 2021    Informar erro
    Por que a Ilha de Guaratiba tem esse nome se não é uma ilha?

    A Ilha de Guaratiba era um sub-bairro de Guaratiba que recentemente virou bairro. Concentra o maior número de chácaras e produtores de plantas ornamentais do estado do Rio de Janeiro. Mas, por que tem esse nome se não é uma ilha?
     
    Existem algumas hipóteses a respeito dessa denominação. A menos popular que consta no Wikipedia é a de que no passado seus pequenos riachos se encontravam e formavam uma verdadeira ilha com as enchentes, dando origem ao nome.
     
    Mas, a versão mais pitoresca e conhecida pelos moradores é a de que o termo "Ilha" teria origem no nome do antigo dono daquelas terras, o "Seu William" ou "Willian de Guaratiba".
     
    Realmente, é muito plausível que com o tempo ir ao "Willian de Guaratiba" tenha se tornado ir na "Ilha de Guaratiba", não é mesmo? 
     
    A Ilha de Guaratiba é um lugar tranquilo, bastante rural e lembra uma cidade de interior. A natureza tem levado muitos cariocas que buscam um estilo de vida mais calmo a buscar esse bairro, principalmente depois da construção do Túnel da Grota Funda e do BRT TransOeste.  
     
    Além dos sítios e hortos, a Ilha de Guaratiba abriga preciosidades do Rio que todos deveriam conhecer. A Capela Magdalena e o Museu de Réplicas que ficam no mesmo terreno e dá para agendar uma visita casada.
     
    Para ver mais coisas da região de Guaratiba na Agenda Bafafá:
     
     
    Fotos: Google, arquivo e Instagram @ilha.de.guaratiba
    Fonte: Wikipedia
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Construção da Av. Atlântica começou em 1906 e mudou a cara de Copacabana
      Saiba Mais
      Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx
      Saiba Mais
      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post João soares:
        Então na verdade a praia de Barra de Guaratiba é uma península então para entrar lá é um caminho único então é considerado uma ilha então antigamente quando alguém falava para onde ali na Ilha de Guaratiba ou seja daquele trevo em diante era Ilha de Guaratiba porque entrando à esquerda E é para praia que você não tem outra entrada então Ilha de Guaratiba é lá dentro lá onde é a praia de Barra de Guaratiba e não tem absolutamente nada a ver com esse willian que eu meu pai nascemos e crescemos aqui

      • Comentário do post Orlando zica:
        Realmente já ouvi sobre Wilian, e seria da msm forma do viaduto dos cabritos( Oscar Brito) embora pessoas sem nenhum contato com o povo simples ache ridículo, mas muitos nomes de locais surgiram assim ( até msm o jogador odvan tem esse nome em função de o divan de uma música,

      • Comentário do post Plutarco:
        Nossa esse tal de Willian, nunca existiu e não consta em nenhum arquivo público. Essa é a forma mais ridícula que alguém criou e outros acreditam, pois se procurem nos arquivos públicos disponíveis muito antes da família real vir para o Brasil a Região já era chamada de Ilha de Guaratiba.
        Comentário do post Bafafá:
        Ok, mas qual é a razão?

      • Comentário do post Leonardo Amorim:
        Errata: No dia 31 de maio de 2019, o prefeito Marcelo Crivela promulgou a lei 6.601 que criou e delimitou o bairro 'Ilha de Guaratiba'. Os limites de Ilha de Guaratiba, estabelecidos por meio da lei que elevou o citado logradouro à categoria de bairro, não coincidiu com o que o lugar é de fato, uma vez que deixou de contemplar localidades tradicionais do bairro em tela. Vereadores responsáveis pela lei garantiram a possibilidade de ajustes necessários. Mesmo em meio a inadequações pontuais, no ano em que comemora os 440 anos de sua longa construção geográfica, finalmente, os guaratibanos de Ilha de Guaratiba puderam celebrar sua emancipação como o mais novo bairro da cidade do Rio de janeiro.


DIVULGAÇÃO