A Ilha de Guaratiba era um sub-bairro de Guaratiba que recentemente virou bairro. Concentra o maior número de chácaras e produtores de plantas ornamentais do estado do Rio de Janeiro. Mas, por que tem esse nome se não é uma ilha?
Existem algumas hipóteses a respeito dessa denominação. A menos popular que consta no Wikipedia é a de que no passado seus pequenos riachos se encontravam e formavam uma verdadeira ilha com as enchentes, dando origem ao nome.
Mas, a versão mais pitoresca e conhecida pelos moradores é a de que o termo "Ilha" teria origem no nome do antigo dono daquelas terras, o "Seu William" ou "Willian de Guaratiba".
Realmente, é muito plausível que com o tempo ir ao "Willian de Guaratiba" tenha se tornado ir na "Ilha de Guaratiba", não é mesmo?
A Ilha de Guaratiba é um lugar tranquilo, bastante rural e lembra uma cidade de interior. A natureza tem levado muitos cariocas que buscam um estilo de vida mais calmo a buscar esse bairro, principalmente depois da construção do Túnel da Grota Funda e do BRT TransOeste.
Além dos sítios e hortos, a Ilha de Guaratiba abriga preciosidades do Rio que todos deveriam conhecer. A
Capela Magdalena e o
Museu de Réplicas que ficam no mesmo terreno e dá para agendar uma visita casada.
Para ver mais coisas da região de Guaratiba na Agenda Bafafá:
Fotos: Google, arquivo e Instagram @ilha.de.guaratiba
Fonte: Wikipedia