Localizada no Sítio São Pedro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, a Capela Magdalena é uma daquelas relíquias cariocas que todos deveriam conhecer.
Apesar do nome, o lugar não é um espaço religioso, mas um sítio rico em histórias, artes plásticas, música clássica e natureza. É mais que um passeio, é uma experiência cultural surpreendente.
Idealizado e construído pelo músico, artista plástico, escritor, paisagista e médico Roberto de Regina, 94 anos, todo o conjunto é mantido por recursos próprios e por isso é necessário agendar a visita.
A programação acontece aos domingos, com recital de cravo, almoço, passeio no jardim, mais a entrada para o museu de réplicas Ronaldo J. Ribeiro. Veja mais sobre o museu
AQUI.
O cravo é uma verdadeira obra de arte. Uma cópia fiel do instrumento do século XVIII, que o próprio Roberto construiu. Médico anestesista aposentado, Roberto é um desses gênios que nascem de tempos em tempos. Além de talentosíssimo é uma pessoa muito gentil, sempre disposto a uma boa conversa com os visitantes.
Ele conta que sempre gostou de tocar em capelas por causa da acústica e do ambiente de serenidade destes espaços. “Por esta razão transformei a sala da casa numa capela, apesar dela não ser um espaço religioso”. Os afrescos foram pintados a partir de vitrais, pinturas medievais, renascentistas e do barraco.
O projeto do sítio começou em 1970 a partir do zero. “Era mato puro”, garante. Hoje, o espaço abriga capela, “castelo”, museu e jardins com chafariz, pérgolas floridas, borboletas, gansos, pássaros, lago e até um pavão. Uma aura mágica parece envolver todo o ambiente.
O almoço, com direito a prato principal, água, uma taça de vinho, sobremesa, café e licor, precisa ser reservado com antecedência, pois o público é limitado a 12 pessoas. Cada recital tem duração de uma hora. O passeio leva no total umas quatro horas mais ou menos.
No local estão à venda os cds do músico e seu livro “Roberto de Regina: vida e obra ou Memórias de um Sargento de Malícias” que conta a história do artista desde criança. O livro de 200 páginas vem acompanhado um DVD com uma peça de teatro escrita e interpretada por Roberto com músicas da renascença espanhola. O custo é de R$ 50 (somente cheque ou dinheiro) e pode ser encomendado para envio pelo correio.
Anualmente, o lugar recebe encontros de cravistas de todo o Brasil para mesas redondas e concertos.
Como chegar: Vindo da Barra depois do túnel da Grota Funda, na quarta estação do BRT (Mato Alto), virar à direita, pega a estrada do Mato Alto, depois do segundo posto de gasolina na altura da loja de material de construção vira a primeira à direita. Vindo de Campo Grande vira à esquerda na altura da mesma estação.