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Prédios históricos foram restaurados para abrigar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
Da Redação em 30 de Abril de 2021 Informar erroLocal: Praça Tiradentes 67, 69 e 71 – Centro O conjunto arquitetônico do início do século XIX foi restaurado para abrigar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.A iniciativa foi do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e marca a transformação de toda estrutura em um moderno centro cultural.O imóvel de nº 67 foi construído antes de 1808, como residência nobre de feição colonial. Por volta de 1813, foi adquirido pelo Visconde do Rio Seco, que veio com a corte para o Brasil como tesoureiro da Casa Real.Em 1860, o edifício abrigou o Clube Fluminense. Sua fachada de desenho neoclássico é resultado de uma reforma ocorrida em 1873.De 1934 a 1990, o prédio abrigou o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro. A edificação ergue-se segundo o sistema construtivo do século XIX, onde todas as alvenarias da construção têm função estrutural e se apoiam umas nas outras.Na platibanda do Solar Visconde do Rio Seco, há um grupo escultórico composto por quatro estátuas em terracota e sua cobertura é feita com telhas cerâmicas. O imóvel é o único bem tombado do conjunto por instâncias federais, estaduais e municipais.O imóvel de nº 71, por sua vez, tem projeto original de 1919 e foi construído para abrigar o Real Centro da Colônia Portuguesa, tendo sido, posteriormente, propriedade da Irmandade de Nossa Senhora da Candelária até o ano de 2003, quando foi adquirido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Desde 2009, o local é palco de exposições temporárias e permanentes de arte popular e artesanato, servindo de vitrine para a diversidade da cultura nacional.A obra de restauração, ampliação e adequação dos edifícios de números 67, 69 e 71, teve como objetivo interligar os três imóveis para abrigar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. A proposta do Sebrae – RJ foi transformar o espaço em referência e centro irradiador da cultura do artesanato brasileiro, preservando a herança histórica do local e, ao mesmo tempo, equipando as instalações concebidas como espaços multiculturais com equipamentos tecnológicos de última geração.Fonte: Instituto BiapoFotos: Gabriel CôrtesLeia mais:
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