TURISMO >> Bairros

  • Prédios históricos foram restaurados para abrigar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro

    Da Redação em 30 de Abril de 2021    Informar erro
    Local: Praça Tiradentes 67, 69 e 71 – Centro
    O conjunto arquitetônico do início do século XIX foi restaurado para abrigar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), na Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro.
     
    A iniciativa foi do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e marca a transformação de toda estrutura em um moderno centro cultural.
     
    O imóvel de nº 67 foi construído antes de 1808, como residência nobre de feição colonial. Por volta de 1813, foi adquirido pelo Visconde do Rio Seco, que veio com a corte para o Brasil como tesoureiro da Casa Real.
     
    Em 1860, o edifício abrigou o Clube Fluminense. Sua fachada de desenho neoclássico é resultado de uma reforma ocorrida em 1873.
     
    De 1934 a 1990, o prédio abrigou o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro. A edificação ergue-se segundo o sistema construtivo do século XIX, onde todas as alvenarias da construção têm função estrutural e se apoiam umas nas outras.
     
    Na platibanda do Solar Visconde do Rio Seco, há um grupo escultórico composto por quatro estátuas em terracota e sua cobertura é feita com telhas cerâmicas. O imóvel é o único bem tombado do conjunto por instâncias federais, estaduais e municipais.
     
    O imóvel de nº 71, por sua vez, tem projeto original de 1919 e foi construído para abrigar o Real Centro da Colônia Portuguesa, tendo sido, posteriormente, propriedade da Irmandade de Nossa Senhora da Candelária até o ano de 2003, quando foi adquirido pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Desde 2009, o local é palco de exposições temporárias e permanentes de arte popular e artesanato, servindo de vitrine para a diversidade da cultura nacional.
     
    A obra de restauração, ampliação e adequação dos edifícios de números 67, 69 e 71, teve como objetivo interligar os três imóveis para abrigar o Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. A proposta do Sebrae – RJ foi transformar o espaço em referência e centro irradiador da cultura do artesanato brasileiro, preservando a herança histórica do local e, ao mesmo tempo, equipando as instalações concebidas como espaços multiculturais com equipamentos tecnológicos de última geração.
     
    Fonte: Instituto Biapo
    Fotos: Gabriel Côrtes
     
    Leia mais:

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA