TURISMO >> Bairros

  • Revitalização do Largo do Boticário com obras adiantadas

    Da Redação em 11 de Março de 2021    Informar erro
    Revitalização do Largo do Boticário com obras adiantadas

    O conjunto de cinco casas que integram o histórico Largo do Boticário, localizado no Cosme Velho, Rio de Janeiro, está passando por obras de revitalização e transformação para receber o primeiro Hotel Jo&Joe da América do Sul, marca lifestyle do Grupo Accor.
     
    Tombado como Patrimônio Histórico pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), desde 1987, a obra de requalificação e restauração completa do complexo está sendo realizada respeitando as características do projeto original e a área ao redor, de floresta nativa e a pequena passagem do Rio Carioca (rio localizado no município do Rio de Janeiro).
     
    O projeto está sendo conduzido pela Construtora Klar, que contratou o fornecimento da SH Formas, Andaimes e Escoramentos para oferecer soluções na condução dessa mega estrutura que envolveu grandes desafios, diante do cuidado com a conservação do Patrimônio do Largo do Boticário, para que não houvessem danos.
     
    Veja os desafios  desse mega projeto:
     
    - Cada projeto desenvolvido pela SH precisou passar pela análise da equipe de Engenharia da Construtora Klar, e precisou ser validado pelo INEPAC, antes dos equipamentos serem enviados à obra;
     
    - Todo o piso do Largo do Boticário é tombado pelo Patrimônio Histórico, portanto houve um cuidado maior com o projeto. Para que os equipamentos não danificassem a laje de pedra original do inicio século 20, todos precisaram estar apoiados em pranchas de madeira;
     
    - A ponte que dá acesso ao Largo não tinha mais capacidade de carga para suportar o tráfego dos caminhões para que os insumos chegassem à obra. Como a previsão de reconstrução da mesma é para o fim do cronograma da obra, projetou-se uma rampa sobre a ponte, que redistribui as cargas para o terreno natural em suas cabeceiras;
     
    - Na lateral da obra há um desnível de mais de 3,70m no terreno que leva aos fundos do terreno, com uma escada também tombada pelo INEPAC no caminho. Havia o desafio de chegar com máquinas e equipamentos (bobcat, mini escavadeira , entre outros) a esse local. Foi construída uma rampa de acesso em Modex ® SH para vencer esta altura, com capacidade de carga para circulação das maquinas e de pessoal. Para garantir a elevação da rampa, a solução ficou com mais de 39,00m de extensão.
     
    ‘’As torres dos andaimes não puderam ser fixadas diretamente na fachada das casas para que se pudesse garantir a integridade das mesmas. Para sanar essa demanda foi necessário utilizar escoras no interior das casas, travando-as do piso ao teto e fazendo a amarração dos andaimes nas escoras.
     
    Outra premissa a ser respeitada era o afastamento mínimo 40 cm da fachada para o andaime, para garantir a segurança das pessoas que trabalhariam na restauração também na parte interna do andaime.
     
    Para isso foram projetados guarda-corpos para serem utilizados também nesta parte e assim cumprir todos os requisitos de segurança do trabalho. ’’, explicou Fernanda Silva, Supervisora de Contratos da SH Unidade Rio de Janeiro.
     
    O hotel terá uma área de 4.158m², construída em um espaço total de 6.000m², e possuirá em suas instalações 330 camas, distribuídas em 80 quartos e apartamentos, que acomodarão até 10 pessoas, com opção também de quartos privativos e coberturas.
     
    O complexo terá restaurantes, áreas sociais, piscinas, área para churrasco e espaço compartilhado para trabalho. As obras têm previsão de entrega da estrutura para o primeiro semestre de 2021.
     
    O Largo do Boticário serviu de locação para o filme "007 Contra o Foguete da Morte" (1979), estrelado por Roger Moore.
     
    Fonte: SH


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Condomínio Signore del Bosco tem área de lazer e capela sobre o Morro da Viúva
      Saiba Mais
      Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx
      Saiba Mais
      Antiga Estação Imperial em São Cristóvão: abandono e depósito de ambulantes
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Lutero Renato:
        Maravilha! Mais um local do Rio de janeiro que será preservado. Estudei na na antiga MABE, na Rua do Riachuelo. Lá também foi construído um hotel e toda a estrutuea antiga foi preservada.

      • Comentário do post Luiz Carlos Souza:
        Ainda bem que de uns tempos pra cá, o Rio vem valorizando mais a Cidade com as revitalizações de vários sítios, não deixando perder a história da belezas antigas.


DIVULGAÇÃO