TURISMO >> Bairros

  • Projeto dos anos 50 previa construção de viaduto na Orla de Copacabana

    Da Redação em 28 de Abril de 2023    Informar erro
    Projeto dos anos 50 previa construção de viaduto na Orla de Copacabana

    No começo da década de 50, com o processo frenético de verticalização de Copacabana, casas eram derrubadas e substituídas por edifícios de 12 andares. Em um único ano (1952), por exemplo, 251 novos edifícios foram construídos no bairro.
     
    Na orla, o trânsito da Av Atlântica já dava sinais de saturação e os arquitetos Homero Gomes e João Batista Corrêia propuseram uma “ótima” solução para desafogar o tráfego da via: a construção de um viaduto atravessando a Praia de Copacabana, na areia, junto ao famoso calçadão da Av Atlântica.

    De acordo com a matéria “Rio, cidade estrangulada” publicada na revista O Cruzeiro, na sua edição de número 41 (1956) os arquitetos propuseram construir uma pista elevada em toda a extensão da Av Atlântica com 12m de altura por 6m de largura.
     
    A pista teria acesso à Av Princesa Isabel, a 300m da boca do Túnel Novo, bifurcando-se ao atingir a Av Atlântica. Um ramo partiria em rampa para o Leme e o outro seguiria ao longo da Av Atlântica, até atingir a rua Rainha Elizabeth, onde desceria em rampa.
     
    Teria uma extensão de 3.200m, permitindo trânsito exclusivo para automóveis do Túnel Novo ao Posto 6. Eles alegavam que a vantagem é que 300 carros rodariam, a cada três minutos, pela pista aérea.
     
    A iluminação seria feita por refletores dispostos na face interna do meio fio, dirigida na direção do tráfego, permitindo a visão de uma lâmina iluminada. A pista elevada manteria perfeita harmonia com a curva da praia, destacando-lhe o seu feitio natural.
     
    Debaixo do viaduto haveria bares e sombra para quem estivesse cansado do sol. Os bondes circulariam apenas pelo Tunel Alaor Prata (Tunel Velho). 

    Já imaginaram se essa maravilhosa ideia tivesse sido aprovada e implementada? Um viaduto em plena orla da Princesinha do Mar? Seria como ter uma perimetral fincada em um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro e do Brasil. Simplesmente um absurdo! 
     
    Texto: Maximiliano Zierer 
    #RiodeJaneiro 
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Praça Pio XI, um tesouro escondido no bairro Jardim Botânico
      Saiba Mais
      Parque Leopoldina, sub-bairro próspero de Bangu, foi cenário de reality em 2013
      Saiba Mais
      Antiga Estação Imperial em São Cristóvão: abandono e depósito de ambulantes
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO