TURISMO >> Bairros

  • Bairro de Fátima: microbairro no Centro do Rio

    Da Redação em 05 de Janeiro de 2021    Informar erro
    Bairro de Fátima: microbairro no Centro do Rio
    Local: Bairro de Fátima - Rio de Janeiro
    ENDEREÇO: Acesso pela Rua do Riachuelo pouco antes do Mundial Ver mapa
    Fundado em 13 de maio de 1935, o Bairro de Fátima é um sub-bairro do Centro do Rio formado a partir de imigrantes portugueses e posteriormente habitado também por imigrantes espanhóis e italianos. Com cerca de 4 000 habitantes, é um canto do Rio que muita gente sequer sabe que existe.
     
    O micro bairro é constituído por uma avenida principal de apenas 350 metros (Avenida Nossa Senhora de Fátima) sem saída, com uma praça em seu final (Praça Presidente Aguirre Cerda). Esta praça é ladeada por duas pequenas ruas de mesmo nome (Rua Guilherme Marconi), que dão acesso a escadarias que ligam o bairro às ruas Monte Alegre e Cardeal Dom Sebastião Leme, em Santa Teresa. Também na entrada do bairro à direita a Rua das Graças é sem saída e tem um pequeno largo arborizado.
     
    Entre os moradores ilustres que já passaram por lá estão Grande Otelo, Carmem Miranda, Tarcísio Meira e até Senor Abravanel, o Sílvio Santos.
     
    O curioso é que a praça principal leva o nome de um ex-presidente do Chile na década de 30: Presidente Aguirre Cerda.
     
    O principal restaurante do bairro é a Cantina da Mama, comandado pelo gaúcho Domingos, um chef com anos de experiência em churrascarias. Seu restaurante serve carnes nobres, petiscos ótimos, variedade de cervejas . Não é a toa que virou o xodó do bairro e lugar predileto para assistir as partidas de futebol na TV.
     
    Destaque ainda para o Nicho Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Praça Presidente Aguirre Cerda, ao lado da atual Escola Municipal Guatemala. É carinhosamente conhecido  como Santinha. 
     
    Recomendamos o passeio! É um lugar seguro de circular!


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Edifício Barão da Laguna, construído em 1949, foi tema de matéria na Revista Life
      Saiba Mais
      Antiga Estação Imperial em São Cristóvão: abandono e depósito de ambulantes
      Saiba Mais
      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Newvone Costa:
        Eu adoro o bairro , sou moradora há 64 anos , estudei na Escola Municipal Guatemala ,( a descrição do bairro esqueceram de falar sobre ela) que já existe aproximadamente mais 75 anos . O bairro tem um comércio vasto e é perto de todo Centro da cidade podendo ir a pé para as principais ruas dele .

      • Comentário do post Morador da praça:
        O BF é muito simpático, mas morar aqui, hoje em dia, é um inferno. Nós acordam 8h30 com kombi de ferro velho, e essas pragas sonoras só param lá pelas 18h. Fds tem pagode; ngm dorme, nem descansa, nem vê TV. E sábado tem o tal churrasco do gaúcho, cheio de gente barulhenta (MESMO), gritaria, e empestiando os prédios ao redor com um fumacê intolerável!

      • Comentário do post waldemar Candido Rodrigues:
        Conheço bem o bairro, sou morador desde 1976, ah 45 anos portanto,,,muito bom,, temos acesso a TD com facilidade,

      • Comentário do post Eraldo Silva:
        Onde nasci e fui criado até os 5 anos. Fui morar perto em Santa Teresa mas sempre quis voltar a morar. Um paraíso junto ao centro e bem próximo ao aterro do Flamengo onde fui frquentador diario. Amo esse lugar. Abraço

      • Comentário do post Izabel da silva:
        Eu amo o centro do rio trabalhei muito no centro e conheço esse bairro maravilhoso



DIVULGAÇÃO