TURISMO >> Bairros

  • Residencial salvou o Convento Bom Pastor do abandono na Tijuca

    Da Redação em 30 de Março de 2021    Informar erro
    Residencial salvou o Convento Bom Pastor do abandono na Tijuca

    O conjunto arquitetônico do Convento Bom Pastor, situado na Tijuca, no Rio de Janeiro, teve seu primeiro pavilhão construído em 1895 utilizando técnicas de pau a pique e taipa ou taipa de pilão.
     
    Foi ampliado em 1910, incluindo uma igreja e uma nova ala do convento feita com a utilização de tijolos comuns, mas é na década de 30 que ganha reconhecimento ao receber o status de utilidade pública no Governo Vargas.
     
    A ordem das freiras (Bom Pasteur D’ Angers) originárias da França se especializou em cuidar de mulheres em situação de risco – na época denominadas “moças perdidas”- ministrando cursos para a inserção no meio profissional, trabalhos domésticos e devocionais.
     
    O Convento Bom Pastor possui características arquitetônicas ecléticas e se destaca por elementos neogóticos e neorromânticos que buscavam simbolizar o auge da fé católica. O edifício traz também, em sua arquitetura, referências da tradição greco-romana, predominante no litoral brasileiro desde a vinda da Missão Artística Francesa em 1816.
     
    O local possui janelas com detalhe superior composto por arco de volta quebrada, ornado por rosáceas, e uma torre principal grandiosa.
     
    Na década de 1990, a gestão de Fernando Collor tirou a chancela de utilidade pública da instituição, que fatalmente caiu em decadência pela falta de repasses do Governo Federal, fechou as portas, a ordem deixou o Rio e o edifício ficou 15 anos abandonado.
     
    Em 2012, as obras de restauro e adaptação do edifício envolveram a construção de dois blocos multifamiliares e o restauro do convento para a criação de lofts residenciais, salões para atividades de uso comum e mais duas torres com 12 pavimentos ao fundo do terreno.
     
    O Convento Bom Pastor foi desmembrado da igreja, que continua em funcionamento, com entradas independentes para ambos.
     
    Fonte: Instituto Biapo
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      7 lugares quase secretos do Rio de Janeiro que surpreendem
      Saiba Mais
      Construção da Av. Atlântica começou em 1906 e mudou a cara de Copacabana
      Saiba Mais
      Antiga Estação Imperial em São Cristóvão: abandono e depósito de ambulantes
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO