Para ir a Buenos Aires nem precisa falar espanhol, nem sair do país. O estado de Pernambuco tem uma cidade homônima da capital argentina onde a população prefere o forró ao tango.
Localizada a 79 km de Recife e a 4722 km de Buenos Aires, a região tem como atividade principal o plantio de cana-de-açúcar e a população não passa de 15 mil pessoas.
"Em 1842, se criou um engenho naquela área e tinha uma capela. Levaram um padre para lá. Como o padre já tinha morado na Argentina, ele começou a chamar o engenho de Buenos Ayres", conta o historiador Leonardo Dantas.
Inicialmente pertencia à freguesia de Tracunhaém. Sua vegetação era constituída de mata atlântica, embora tenha sido muito devastada e substituída pela cultura da cana-de-açúcar.
A localidade conhecida pelo nome de Jacu, passou a ter o topônimo de Buenos Aires, a partir de 1928, quando se tornou vila. Pela lei estadual nº 4970 de 20 de dezembro de 1963, foi elevado à condição de município.
Diferentemente da homônima argentina cujo gentílico é "portenho", os moradores são chamados de buenairenses.
Mas, as semelhanças não terminam por aí. A cidade nordestina tem um time de futebol chamado Boca Juniors, igual ao tradicional Boca Juniors argentino.
Mesmo sendo um município pobre, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade (2010] é de 97,4%.
Fonte: IBGE/Prefeitura de Buenos Aires