TURISMO >> Brasil

  • Com o nome Palestina, município no noroeste de São Paulo tem apenas 13 mil habitantes

    Da Redação em 04 de Agosto de 2022    Informar erro
    Depois de acharmos municípios no Brasil com o nome Nova Iorque e Buenos Aires, desta vez nos deparamos com um município chamado Palestina, na região noroeste do Estado de São Paulo, a 500 km da capital. 
     
    Palestina originalmente é a denominação da área geográfica que atualmente cobre o Estado de Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.
     
    Mas, neste caso, a "Palestina brasileira" foi fundada pelo espanhol Valentim Álvares, em 1º de abril de 1922, com o nome “São João da Palestina”. Ele doou as próprias terras para a construção de uma cidade em homenagem às famílias sírio-libanesas que prosperaram na região.
     
    Algum tempo depois o nome São João da Palestina foi mudado para Nova Palestina e, em seguida para Palestina.
     
    O município de Palestina está localizado na região noroeste do Estado de São Paulo e pertence a micro região de São José do Rio Preto.
     
    Possui uma área de 696,5 km², sendo um dos maiores municípios em área territorial do estado de SP, cercado por rodovias de fácil escoamento de produção.
     
    Palestina não é um município pobre. Sedia empresas como a COOB, a Usina Colombo e Calçados Primavera que geram muitos empregos.
     
    A cidade tem três clubes particulares, o Harmonia, Palestina Futebol Clube e o Clube amigos do Peão, "todos com sede própria". 
     
    O gentílico dos moradores é palestinense para diferenciar dos habitantes do país do médio oriente. Diferentemente deles, estimados em 10 milhões de pessoas, os 13 mil moradores do município vivem em paz com a incrível taxa de 96,6% de escolarização de crianças de 6 a 14 anos de idade.
     
    Fonte: Prefeitura da Palestina/IBGE


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Feliz Natal, o município onde é natal o ano inteiro, habitantes têm gentílico de feliz-natalenses
      Saiba Mais
      Levantamento aponta que o Rio de Janeiro tem o pôr do sol mais lindo do mundo
      Saiba Mais
      Pintópolis em MG homenageia o fundador Germano Pinto, mas cidade não escapa das ironias
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO