Depois de acharmos municípios no Brasil com o nome Nova Iorque e Buenos Aires, desta vez nos deparamos com um município chamado Palestina, na região noroeste do Estado de São Paulo, a 500 km da capital.
Palestina originalmente é a denominação da área geográfica que atualmente cobre o Estado de Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.
Mas, neste caso, a "Palestina brasileira" foi fundada pelo espanhol Valentim Álvares, em 1º de abril de 1922, com o nome “São João da Palestina”. Ele doou as próprias terras para a construção de uma cidade em homenagem às famílias sírio-libanesas que prosperaram na região.
Algum tempo depois o nome São João da Palestina foi mudado para Nova Palestina e, em seguida para Palestina.
O município de Palestina está localizado na região noroeste do Estado de São Paulo e pertence a micro região de São José do Rio Preto.
Possui uma área de 696,5 km², sendo um dos maiores municípios em área territorial do estado de SP, cercado por rodovias de fácil escoamento de produção.
Palestina não é um município pobre. Sedia empresas como a COOB, a Usina Colombo e Calçados Primavera que geram muitos empregos.
A cidade tem três clubes particulares, o Harmonia, Palestina Futebol Clube e o Clube amigos do Peão, "todos com sede própria".
O gentílico dos moradores é palestinense para diferenciar dos habitantes do país do médio oriente. Diferentemente deles, estimados em 10 milhões de pessoas, os 13 mil moradores do município vivem em paz com a incrível taxa de 96,6% de escolarização de crianças de 6 a 14 anos de idade.
Fonte: Prefeitura da Palestina/IBGE