TURISMO >> Brasil

  • Feliz Natal, o município onde é natal o ano inteiro, habitantes têm gentílico de feliz-natalenses

    Da Redação em 14 de Julho de 2022    Informar erro
    Feliz Natal, o município onde é natal o ano inteiro, habitantes têm gentílico de feliz-natalenses

    Na série nomes inusitados de municípios no Brasil, desta vez destacamos a cidade de Feliz Natal, no interior do Mato Grosso. O nome é tão surpreendente que parece até brincadeira, mas não é!
     
    A origem do nome remonta a 1978. Empregados do ramo madeireiro foram surpreendidos, no meio da floresta, por uma extensa chuva que alagou a precária estrada. Quase sem mantimentos, se depararam com um riacho transbordando no entardecer do dia 23 de dezembro.
     
    No decorrer da noite choveu torrencialmente, fato esse que deixou aquelas pessoas sem condições  de prosseguir viagem, em razão da enchente do riacho e dos enormes danos causados à estrada.
     
    Contritos pela situação e saudosos de seus familiares, aquelas pessoas se dirigiam umas às outras com a saudação `feliz natal! feliz natal!`.
     
    Em busca de dar alento aos companheiros entristecidos, um dos integrantes da comitiva sugeriu dar aquele riacho sem denominação o nome de "Feliz Natal".
     
    Com o passar do tempo, floresceu uma pequena comunidade perto daquele riacho e a comunidade prosperou rapidamente. Em homenagem aqueles que sofreram os infortúnios de uma noite natalina em plena floresta, batizaram o vilarejo com o nome de "Feliz Natal"
     
    O interesse econômico começou por ocasião da chamada “Terceira Borracha de Mato Grosso”, quando o território, hoje pertencente ao município de Feliz Natal, foi movimentado por seringueiros que extraíam látex de seringueiras (hevea) nativas, que abundavam nas matas.
     
    O processo de ocupação efetiva desta imensa região, deu-se após o povoamento dos núcleos de colonização de Sinop, Cláudia, Santa Carmem e Vera, município do qual desmembrou-se Feliz Natal. A colonização de Feliz Natal deu-se na sua maioria por famílias que vieram da região Sul do Brasil.
     
    O território que hoje pertence ao município de Feliz Natal era habitado por povos indígenas xinguanos. Atualmente, estes povos habitam o Parque Nacional do Xingu, que é sua região de origem, e este local faz divisa com diversas propriedades rurais que pertencem as famílias pioneiras da região, que cultivam lavouras e também a pecuária.
     
    Feliz Natal tem cerca de 15 mil habitantes e seu gentilico é feliz-natalense. A renda média percapita é de 2,5 salários mínimos. Ainda assim, a taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos de idade é de 96,6%. A renda da cidade vem das imensas plantações de soja e milho.
     
    Fonte: Prefeitura de Feliz Natal e IBGE

     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Represa de Ribeirão das Lajes é cercada de matas, cachoeiras e rica biodiversidade
      Saiba Mais
      Palácio de Cristal, ícone arquitetônico de Petrópolis foi construído na França
      Saiba Mais
      Rio é a cidade brasileira mais conhecida no mundo, mas perde em fluxo de turistas para São Paulo
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO