TURISMO >> Brasil

  • Rio vai ter trem turístico até Minas, previsão é início de operação em dezembro 22

    Da Redação em 12 de Maio de 2022    Informar erro
    A primeira etapa de 37 km dos 168 km da ferrovia, já está em início de reforma. O trem, na primeira etapa, sairá de Três Rios/RJ, passando por Sapucaia/RJ, entrando em Minas Gerais por Chiador/MG e retornando.
     
    Após a conclusão da primeira etapa, terá a segunda e terceira, para concluir todos os 168 km do trecho, que sairá de Cataguases MG até Três Rios RJ. O prazo para a conclusão da primeira etapa está prevista para dezembro de 2022. A partir daí, o trem turístico entrará em operação. 

    A ferrovia foi inaugurada em 1884, para transporte de passageiros e carga. A partir de 1995, a linha passou a operar, sob concessão da Ferrovia Centro Atlântica (FCA)/VLI Logística, apenas para transporte de cargas.

    Cerca de 168 km do trecho do ramal, entre Cataguases MG, a Três Rios/RJ, não estavam sendo usados pela empresa, desde 2015. Desde essa época, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público/OSCIP - Amigos do Trem, presidida por Cyntia Nascimento Leite, vem se empenhando para reativar esse trecho, para transporte de passageiros para fins turísticos.

    Em abril 29 de abril de 2022, foi definido, em reunião na Prefeitura de Três Rios/RJ  o início das obras de reforma dos 37 km da ferrovia, para colocar o trem nos trilhos.
             
    A reforma gerará cerca de 250 empregos diretos, beneficiando as cidades da primeira etapa: Três Rios e Sapucaia no Rio de Janeiro e Chiador, em Minas Gerais. 

    São dois trens e 15 vagões panorâmicos, do antigo trem Vitória/Minas, adquiridos da Vale e em perfeitas condições de uso. Quando todo o trecho do ramal, estiver em funcionamento, um trem sairá de Cataguases MG e outro sairá de Três Rios RJ, no mesmo horário, se encontrando no meio do caminho, em Além Paraíba MG.

    Fonte: Conheça Minas
    Foto: Sangue Ferroviário

    • FOTOS



    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Azul terá wi-fi gratuito a bordo de 35 aeronaves até o fim do ano
      Saiba Mais
      Wemobi inaugura lounge no Aeroporto Santos Dumont e faz promoção de passagens
      Saiba Mais
      Revista americana diz que Rio é um dos melhores destinos a ser visitado em 2022
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Tommy:
        Resta saber se realmente sairá do papel dessa vez, pois desde 2017 há a promessa da realização do trecho completo, conforme diversas outras matérias durante esses anos. Estamos no meio de 2022.


DIVULGAÇÃO