O bar e restaurante Dom Pedro é um ícone da Zona Norte. Inaugurado em 2014 e localizado a menos de um quilometro do viaduto de Benfica, sua especialidade é a comida portuguesa. Sob o comando dos chefs Pedro e o irmão João Campos, o cardápio inclui bufê a quilo ou a la carte, comida japonesa, tiragostos, pastéis e um bolinho de bacalhau tido como dos “deuses”. Não é a toa que o lugar está sempre cheio e chega a servir até 250 almoços/dia. João conta que o foco é a comida portuguesa legítima e que o prato da casa que mais sai é o Bacalhau a Lagareira, com batata, brócolis, tomate, batata, cebola e azeitonas. “Garanto comida de altíssima qualidade em ambiente limpo e aconchegante”, diz João com grande experiência em hotelaria.
O ambiente é climatizado e a decoração inclui mensagens de clientes escritas em pratos pendurados na parede. Tem ainda um balcão voltado para o salão e para a rua que fica lotado nos fins de tarde e finais de semana. Mensalmente a casa acolhe encontros da colônia portuguesa no Rio e famosos como o jogador Jairzinho já bateram ponto por lá. Fica localizado pertinho do CADEG e da rua dos lustres de Benfica.
A comida japonesa é servida somente quartas e sextas no almoço. Às quintas a Dobradinha à brasileira. Os pratos a la carte são servidos todos os dias da semana e o bufê apenas nos dias úteis.
O toque especial é a adega de vinhos chilenos, portugueses e nacionais. Caso alguém queira comemorar uma data festiva no local, a casa oferece a opção de cardápio personalizado. Já acolheu até cerimônias de casamento.
Impossível não falar dos preços. Em alguns casos, chegam a ser 40% mais baratos do que na Zona Sul. O Dom Pedro virou o xodó de Benfica. Visitar o bairro e não ir lá é como ir a Roma e não ver o Papa. Recomendadíssimo. Palavra do Bafafá!