Primeira estação ferroviária do Brasil, Guia de Pacobaíba, em Mauá, município de Magé, foi inaugurada em 30 de abril de 1854 com a presença do imperador D. Pedro II.
Idealizada por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, a malha que começava na antiga estação tinha 14,5 quilômetros, ligava Mauá a Fragoso e posteriormente a Petrópolis e foi importante para a rota do ouro e de especiarias, além de meio de transporte para a Família Real.
Era uma estação moderníssima em que o trem aguardava numa plataforma os passageiros que desciam das barcas sem precisarem pisar em terra firme.
Com a construção da Estação Piabetá e sua ligação direta ao Rio de Janeiro através da Estrada de Ferro Leopoldina, a Estação Guia de Pacobaíba foi perdendo sua importância, sendo a ligação marítima desativada no dia 2 de novembro de 1926 e a estação funcionando apenas com trens locais.
Em 1945, teve o nome alterado de Estação Mauá para o nome atual, homenageando a antiga freguesia. Finalmente, no dia 19 de dezembro de 1962, o serviço de trens de passageiros entre Bongaba e Guia de Pacobaíba foi extinto e a estação foi abandonada.
Do conjunto só ficou o prédio principal da estação, mas até hoje existe a estrutura de metal da plataforma no mar, apesar de desativada há várias décadas.
A estação e a linha, embora tombadas pelo Patrimônio Histórico, permanecem no descaso.