Heloísa Eneida Paes Pinto Mendes Pinheiro, mais conhecida como Helô Pinheiro, nasceu no Rio de Janeiro em 1943. A mulher que faz parte da lista das 10 grandes personalidades femininas que marcaram a história do Rio de Janeiro, e famosa por ter sido a "Garota de Ipanema" da música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, curiosamente nasceu no Grajaú e só foi morar em Ipanema aos 10 anos.
Seu pai era oficial de cavalaria e sua mãe funcionária pública. Segundo o escritor Ruy Castro, no livro "Ela é Carioca", Helô antes de ficar famosa era professora primária e por ser muito bonita já estava capa da Fatos e Fotos antes da música "Garota de Ipanema" ser composta.
"Helô não estava a caminho do mar quando Vinicius e Tom a viram, porque não precisava passar pelo bar para ir à praia uma vez que morava no primeiro quarteirão, junto à Vieira Souto. Helô ia sempre ao Veloso para comprar cigarros para a mãe", conta Ruy Castro.
A música, desde sua composição em 1962 até os dias de hoje, é uma das mais tocadas no mundo e já foi gravada por Frank Sinatra, Amy Winehouse, Cher, Mariza e Madonna, além da banda de rock Sepultura e o boygroup sul-coreano SHINee, além de dezenas de artistas brasileiros. Quando foi lançada chegou a disputar as paradas com os Beatles.
Ruy Castro conta que Helô Pinheiro só soube dois anos depois da música ter estourado que ela era a protagonista da letra. O segredo tinha sido guardado pois Tom e Vinicius eram casados e a moça era uma jovem adolescente. Em 1964, com o estouro mundial na gravação de Astrud Gilberto, foi impossível não descobrir quem era a tal "Garota de Ipanema".
Helô ganhou o foco de toda a mídia nacional e internacional, se tornando modelo naquele ano e viajando a diversos países para desfiles e ensaios fotográficos como símbolo da brasilidade e da carioquice.
Priorizando o casamento recente, ela fixou seus trabalhos no Brasil a partir de 1966 e continuou modelando até 1972, quando deixou a carreira e teve quatro filhos.
Em 1979 aceitou o convite para integrar o elenco da telenovela Cara a Cara, na Rede Bandeirantes, e no ano seguinte esteve em Água Viva. Em 1984 estreou como apresentadora do programa Ela.
A partir dai, Helô passou a focar a carreira como apresentadora, comandando o Show da Tarde, no SBT, o The Girl from Ipanema, no canal estadunidense WXEL-TV de Miami, o Porgrama Helô Pinheiro, na Rede Mulher, e o Rio Mulher, na CNT, parando temporariamente em 2001.
Entre 2006 e 2011 apresentou o programa de debate jurídico Código de Honra, na TV Justiça. Em 2009 participou da sexta temporada do Dança dos Famosos. Em 2012 lançou o livro autobiográfico "A Eterna Garota de Ipanema".
Entre 2012 e 2014 apresentou programa semanal De cara com a Maturidade na TV Bandeirantes e, juntamente com sua filha Ticiane Pinheiro, o Ser Mulher, no Bem Simples.
Em 1999 Helô lançou sua própria grife de moda de praia, intitulada Garota de Ipanema, o qual abriu lojas em diversos estados do país. Já em 2009 lançou sua segunda grife de roupas, a Amarras, com peças desenhadas pela estilista Andréa Schostak, com a qual também.
Fonte: Ruy Castro, Wikipedia e Biblioteca Nacional