A Pedra da Contenda, na Floresta de Nova Iguaçu, foi refúgio de escravos fugidos das fazendas. Com visão de 360º, o local permitia visualizar a aproximação dos capitães do mato que caçavam escravizados que se escondiam num quilombo lá existente.
Também conhecida como Serra do Vulcão, hoje a pedra é usada na prática de esportes radicais como rappel e escaladas. Mas, vale também conhecer sem praticar estes esportes já que as paisagens são estonteantes. A trilha moderada tem 6,5 km de distância com 380 metros de altura. No alto da pedra, de um lado toda a Baixada Fluminense e do outro uma floresta densa e extensa.
O início da trilha tem trechos a céu aberto e a outra metade de mata bem fechada. Dá para percorrer sem guia, mas o ideal é se for a primeira vez ir acompanhado de um para explorar ao máximo a região.
A Pedra da Contenda fica dentro do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Além de extensa mata tem cachoeiras, trilhas e prédios de valor histórico como a Fazenda Dona Eugênia conhecida atualmente como Casarão, construída no final do século XIX.