O bondinho do Pão de Açucar é uma das principais atrações turísticas da cidade. O que pouca gente sabe é que ele foi construído por alpinistas suíços especialmente treinados que levaram as peças nas costas em escaladas super perigosas. Estima-se que, ao todo, carregaram quatro toneladas de equipamentos.
Os dois bondinhos de madeira maçiça, feitos na Alemanha, com capacidade para 22 passageiros, foram içados por cabos de aço e um guincho manual desmontável construído no topo do Morro da Urca.
Foi inaugurado (o seu primeiro trecho, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca) em 27 de outubro de 1912 e três meses depois, em 18 de janeiro de 1913, já ia até o alto do Pão de Açúcar.
O projeto foi do engenheiro Augusto Ferreira Ramos na época em que só existiam dois no mundo: o teleférico de Monte Ulia, na Espanha, com uma extensão de 280 metros e que foi construído em 1907; e o teleférico de Wetterhorn, na Suíça, com um extensão de 560 metros, construído em 1908. As duas linhas do bondinho carioca somam 1.325 metros.
Ramos teve de recorrer a figuras conhecidas da alta sociedade carioca, como Eduardo Guinle e Raymundo Ottoni de Castro Maya, para promover a ideia do teleférico.
Em 1970, foi construída outra linha, mais segura, com novos cabos, estações e bondes, aumentando por 10 a capacidade de transporte.
Desde sua inauguração já transportou cerca de 40 milhões de pessoas, mantendo uma média atual de 2.500 visitantes por dia. Entre elas, John Kennedy e o físico Alberto Einstein.
O projeto original previa uma terceira ligação entre os morros de Urca e o da Babilônia, no Leme, descartada por cruzar uma área considerada de segurança nacional.
Fonte: Wikipedia