Um dos bares mais tradicionais do Rio de Janeiro e de Santa Teresa completou 102 anos em 2021. O Bar do Gomez, oficialmente chamado de Armazém São Thiago, foi inaugurado em 1919 e sobreviveu a duas pandemias (gripe espanhola e Covid-19). No ano passado, quase fechou as portas.
O local transpira história. Localizado há mais de 100 anos na esquina das ruas Áurea e Monte Alegre, permanece com a decoração original e disputa o título de mais antigo bar da cidade.
A história do bar começa em 1907, quando o espanhol Jesus Pose Garcia trabalha como balconista na Mercearia Secos & Molhados pertencente a um português.
Em 1919, Jesus arrenda a loja e a batiza de Armazém São Thiago, homenageando à sua cidade natal, Santiago de Compostela. O Armazém São Thiago passa a ser um armazém sofisticado, com grande variedade de vinhos, azeites, grãos, cervejas, frutas em lata, biscoitos ingleses e inúmeros outros produtos importados.
Na década de 70, a onda dos supermercados chega no Rio, tirando o espaço das mercearias e armazéns. Para atrair novos fregueses, Seu Gomez, sobrinho-neto de Sr. Jesus Garcia, transforma o local em bar e acaba sem querer emprestando seu nome ao estabelecimento.
Em 2003 o bar sofre uma grande reforma, recuperando as características originais do armazém, mantendo o estilo dos anos 20, com mesas que se espalham pelo salão.
É um daqueles bares que quando a gente entra, parece que foi transportado para o início do século passado. O curioso é que a casa não é restaurante. No entanto, tem um cardápio variado de petiscos, sanduíches, vinhos, cervejas e mais de 120 tipos de cachaça.
Vamos prestigiar sempre!. Xodó do Rio!