TURISMO >> Histórias do Rio
-
Bebê Lima Castro, primeira Miss Brasil, eleita em 1900, virou cantora lírica
Da Redação em 23 de Novembro de 2023 Informar erro
No longínquo ano de 1900, Violeta Lima Castro, conhecida como Bebê Lima Castro, foi escolhida a primeira Miss Brasil. Concorrendo com centenas de jovens das mais importantes famílias brasileiras, conseguiu o primeiro lugar e anos depois veio a ser uma das mais célebres cantoras líricas de seu tempo.Violeta nasceu em Paris, em 1879, e foi registrada no consulado brasileiro, filha do Dr. João da Costa Lima e Castro, professor da Faculdade de Medicina.Falava e escrevia fluentemente três idiomas: português, francês e espanhol, além de falar e ler bem o inglês e o italiano. Era ainda pintora.Atuou ainda no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, viajava todos os anos à Europa, onde cantava nos principais países, e viveu 10 anos em Paris.
Encerrou sua carreira artística em 1957, durante concerto realizado na ABI, Associação Brasileira de Imprensa. Levou uma vida discretíssima.No terreno amoroso, sabe-se que Barbosa Romeu, médico da marinha e crítico teatral, nunca se casou e conservou durante toda sua vida uma grande paixão por Bebê Lima Castro. O poeta Gomes Leite amou-a apaixonadamente e Rafael Pinheiro mantinha por ela um grande entusiasmo.
Violeta, teve uma intensa vida social e cultural e morreu aos 86 anos de idade, em maio de 1965, na sua aristocrática residência, no bairro da Urca, Rio de Janeiro.Fonte: Daslan Melo Lima/Blog Passarela Cultural
-
TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR
Festas em apartamentos eram uma febre no Rio entre os anos 70 e 90
Saiba Mais Cine Paissandú, uma boa lembrança de um Rio de Janeiro que não existe mais
Saiba Mais "Cidade Maravilhosa", de André Filho, é um hino de amor ao Rio de Janeiro
Saiba Mais
-
COMENTE AQUI
O QUE ANDAM FALANDO DISSO:
- Seja o primeiro a comentar este post
-