TURISMO >> Historias do Rio

  • Biquíni chegou ao Rio em 1951 e causou furor na Praia de Copacabana

    Da Redação em 14 de Junho de 2021    Informar erro
    Registros dão conta que o biquíni foi lançado em 1946 pelo engenheiro automotivo francês Louis Réard, que na época administrava a loja de lingerie da mãe em Paris. Ele apresentou a peça como uma bomba e a batizou de biquíni por achar que todos ficariam chocados, assim como ficavam com os testes nucleares nesta região do mundo de domínio americano no Oceano Pacífico. 
     
    Mas, a moda pegou mesmo foi na Côte D´Azur, na França, no início dos anos 1950 e oficializado para o mundo por Brigitte Bardot no filme "E Deus criou a mulher".
     
    O biquíni não demorou a chegar ao Rio de Janeiro. Registros dão conta que a primeira vez que uma mulher usou o biquíni foi em 1948, dois anos após o lançamento, quando a modelo alemã Miriam Etz vestiu o traje de banho.
     
    Em 1951, as artistas Carmem Verônica e Mônica Tamar pasaram a usá-lo nas areias da praia de Copacabana em 1952, em frente ao Copacabana Palace, escandalizando os banhistas.
     
    Nos anos 60, Helô Pinheiro democratizou de vez o uso e desfilou os mais diferentes biquínis pelos calçadões cariocas.
     
    O curioso é que existem registros que dão conta que a peça era usada na Pompéia com a descoberta de mosaicos com a deusa Vênus de biquíni.
     
    Na falta do que fazer, Jânio Quadros, ex-governador de São Paulo, foi eleito Presidente da República em 1960 e, durante seu curto mandato, proíbiu o uso de maiôs em concursos de beleza e o uso de biquínis nas praias.
     
    Nos anos 70, uma das aparições mais famosas foi na praia de Ipanema com a atriz Leila Diniz ostentando de biquíni sua gravidez de oito meses. A imagem se tornou símbolo da liberação feminina dessa década.
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA